Alunos de projetos sociais e professores participam da 1º Copa Macapá de Submission

Mais de 300 atletas disputam a competição que segue neste domingo, 9. Ao todo 20 projetos sociais participam do evento

Por Ana Cleide Torres - Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer

Iniciou neste sábado (8) a Copa Macapá de Submission, o evento é realizado com apoio da Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel). O encontro reúne mais de 300 atletas, a competição segue neste domingo (9) no Ginásio da Polícia Militar do Amapá.

“Por meio das emendas impositivas conseguimos avançar em diversas áreas. Essa foi uma decisão política quando a nossa gestão  deliberou disponibilizar parte do orçamento do município para que os vereadores pudessem participar indicando ações. Assim fez, o  vereador Zeca Abdon, que indicou R$ 217 mil para realização da primeira Copa de Submission”, destacou o chefe do executivo municipal, Dr. Furlan.

Dos vinte projetos sociais inscritos, um deles é do município do Laranjal do Jari. Para o presidente do Instituto Jarí no tatame, Jhonata Brandão, a iniciativa é uma forma de descobrir e oportunizar novos atletas.

“Começamos como projeto e hoje somos instituto, são 193 atletas. Desse total, dez vieram para Macapá em busca da medalha. Fizemos uma blitz solidária para chegar até aqui e com certeza tá sendo muito satisfatório para eles”, explicou Jhonata.

Satisfação da atleta, Joyce Cardoso, de 16 anos, que faz parte do projeto social do Laranjal do Jari. A jovem foi uma das primeiras a lutar e garantir medalha de ouro. “São quatro anos lutando, mais uma vitória para a conta. É sempre inexplicável o sentimento dentro do tatame. Só tenho agradecer ao meu técnico e minha familia”, disse a lutadora.

Caio Vinicius, de 15 anos, é atleta da academia Adriano Rodrigues, de Macapá. Além de colecionar medalhas, o esporte para ele é um refugio. “Aqui encontro a minha paz. Já conquistei mais de 10 medalhas, daqui para frente vou treinar ainda mais e chegar cada vez mais longe”.

Para o  coordenador da Comel, Bruno Igreja, o evento é uma forma de incentivar os desportistas locais. “Esse é mais um grande evento das artes marciais, que acontece de forma gratuita. O esporte na capital vem conquistando momentos inéditos, fruto da excelente gestão que busca alcançar a todos. É gratificante ver esses atletas conquistando seu espaço”, agradeceu o coordenador 

Fotos: Abel Neto/PMM