A Prefeitura de Macapá deu início ao inventário de árvores e plantas existentes na Praça Floriano Peixoto, no centro da cidade. No local, foram catalogadas 46 espécies, que se dividem em 282 indivíduos arbóreos, entre ipês amarelos, ameixeiras e palmeiras imperiais. Com essas informações, é possível traçar um plano de arborização urbana para a capital, detectar a necessidade de podas e manejo e ainda manter o controle de pragas e doenças.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, a iniciativa objetiva identificar as espécies da praça e informar a população sobre a flora existente no centro da cidade. Para ele, ter esses dados do que pode ser plantado em áreas públicas e privadas diminui os riscos de problemas futuros.
“Ainda vemos em Macapá calçadas arrebentadas, árvores de grande porte no meio da rede elétrica. Mas, a partir desse conhecimento, a população, incentivada pela Prefeitura, vai ser uma grande parceira em plantar e preservar espécies adequadas para o passeio público ou para dentro dos quintais”, destaca.
A catalogação é realizada pelos engenheiros florestais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), mediante pesquisas acadêmicas em parceria com a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), que também permite o estágio de estudantes durante o processo. Além disso, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) será o responsável por validar as informações obtidas durante a identificação.
A coordenadora de Monitoramento e Licenciamento Ambiental da Semam, Alana Soares, foi a responsável pela etapa de levantamento de dados. Ela explica que o inventário possibilita que a população reconheça as espécies presentes em seu dia a dia.
“Quando conhecemos a arborização urbana do município, torna-se mais ágil a construção de um planejamento de plantio para cada região da nossa cidade”, complementa a engenheira agrônoma.
Futuramente, o inventário terá os dados das espécies presentes em todas as praças de Macapá. O plano será disponibilizado para a população tomar conhecimento. Uma notícia que agrada ao Benedito dos Santos, que trabalha vendendo lanches. O autônomo costuma admirar as árvores da Floriano Peixoto.
“Não imaginava que existiam tantos tipos de árvores aqui. Trabalho todo dia ouvindo o canto dos passarinhos e na sombra delas. Então, para mim é uma iniciativa muito importante, porque aprenderemos a plantar e também cuidar”, comenta.
Conheça as espécies:
- Bacaba
- Iucca
- Palheteira
- Ixora vermelha
- Ixora Amarela
- Pingo de Ouro
- Alvineira
- Açaí
- Coqueiro
- Cajueiro
- Mangueira
- Ipê amarelo
- Pitangueira
- Sumaúma da Várzea
- Alamanda Amarela
- Murici
- Ameixeira
- Jatobá
- Ypê Rosa
- Goiabeira
- Flamboyant
- Pinhão-de-Madagascar
- Buriti
- Palmeira Imperial
- Jenipapo cabaçu
- Palmeira Jerivá
- Árvore-da-felicidade
- Palmeira de Manila
- Ficus
- Oitizeiro
- Dracena
- Hibisco vermelho
- Moreia branca
- Ixora Rosa
- Areca-bambu
- Coco ouro
- Agave
- Hibisco Colorido
- Cassia Rosa
- Jambeiro
- Palmeira Rabo de raposa
- Limão
- Castanhola
- Fruta-do-conde
- Figueira
- Flamboyanzinho