Centro Municipal de Artesanato fomenta empreendedorismo na zona norte de Macapá; conheça

Localizado no bairro Pantanal, o espaço valoriza produtos artesanais e sustentáveis.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Bonecas, bolsas, carteiras, chapéus e produtos em fibra são produzidos pelas artesãs | Foto: Rogério Lameira/PMM

Uso da pintura, madeira, argila e crochê transformam a arte em renda. A delicadeza de um trabalho produzido a mão fomenta o empreendedorismo de artesãos que atuam no Centro Municipal de Artesanato, localizado na zona norte. Construído pela Prefeitura de Macapá para valorizar a cultura amazônica, o espaço funciona de segunda a sábado, das 10h às 17h.

No local, podem ser adquiridas bonecas, bolsas, carteiras, chapéus e tapetes feitos em fibras e crochês; laços de fita, biojoias, vasos em argila, camisas, quadros e objetos pintados à mão. Além de móveis e porta xícaras, vinhos e de chave em madeira. Até as sacolinhas para os clientes são pensadas de maneira ecológica, sem uso do plástico. Feitas pelas artesãs com revistas recicladas, as embalagens mostram um carinho sustentável.  

O Centro concentra o trabalho de 80 empreendedores da Associação dos Artesãos do Estado do Amapá, que é responsável pela comercialização dos produtos e gerenciamento dos empreendedores e o uso do espaço.

“O centro funciona de forma colaborativa, no sistema de rodízio com artesãos da associação, que já possui 33 anos. Trabalhamos com materiais regionais, ou seja, madeira, cerâmica, fibras e sementes. Além da manualidade com criação de bonecas, do crochê e papel EVA”, destaca a presidente da instituição, Cláudia Penafort.

Centro de Artesanato
O Centro de Artesanato foi inaugurado em agosto pela Prefeitura de Macapá, com investimento de R$ 122 mil, oriundos do Tesouro Municipal e de emenda parlamentar do deputado federal, Camilo Capiberibe (PSB). O espaço fica localizado ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pantanal, no bairro de mesmo nome.

O centro concentra a produção e exposição artesanal dos bairros da zona norte, no intuito de fomentar a economia criativa com a valorização dos artesãos. O local é gerenciado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). A pasta desenvolve capacitações para difundir novas técnicas e melhorar o atendimento ao público.

‘’As artesãs fazem as vendas e também produzem no próprio espaço do centro. Apoiamos na reciclagem, com cursos e treinamentos para os empreendedores, para inovar, aprender ou melhorar uma técnica de confecção’’, explica a diretora de Estudo de Mercado e Capacitação da Semtradi, Elciane Borges Barbosa.

Conheça os produtos em exposição no Centro Municipal de Artesanato de Macapá: