Festa temática encerra programação de setembro do Cras Alegria em parceria com a Unifap

Usuários participaram de dinâmicas interativas, danças, brincadeiras e desfile com direito a faixas temáticas.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Cras Alegria encerra atividades do mês de setembro com festa temática I Foto: Alexandra Gomes/PMM

Em ritmo de carnaval fora de época, os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alegria encerram nesta quinta-feira (29), as atividades do mês de setembro, que envolveu mães, chefes de família e grupo de idosos.

A ação trabalhou vários temas e ofereceu atividade física e técnicas de relaxamento para saúde e bem-estar. A programação foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, esse é um trabalho muito valoroso porque transforma a vida das pessoas que buscam apoio.

“Nossa equipe de profissionais é capacitada para melhor atender nossos usuários. Para o mês de outubro já temos outras atividades programadas e a intenção é ampliar ainda mais, fortalecendo e aumentando o vínculo na vida familiar e na relação interpessoal dessas pessoas”, destaca o gestor.

Usuários se divertem em festa de carnaval fora de época I Foto: Alexandra Gomes/PMM

O evento também foi a despedida dos acadêmicos de fisioterapia do projeto “Saúde Coletiva I”, da Unifap. Na ocasião, os usuários receberam certificado e participaram de dinâmicas interativas, danças, brincadeiras e desfile com direito a faixa temáticas que expressavam o perfil de cada um, desde o mais alegre ao mais atleta.  

É o caso do aposentado Manoel Pinheiro, de 65 anos, que ganhou a faixa de atleta por ser um apaixonado por esporte e atividade física.

“Eu caminho todos os dias e amo a prática de esporte, o Cras aqui está de parabéns por ofertar esse serviço de atividade física. A gente cuida da saúde e faz novas amizades e isso é muito bom”, declara Manoel.

Em meio as brincadeiras que divertiram o grupo, não podia faltar a alegria e nesse quesito a ganhadora da faixa foi Sueli Vidal, que aos 66 anos de idade esbanja bom humor e muita disposição.

“Na vida mesmo com as dificuldades a gente não pode deixar de ser alegre, e aqui no Cras a gente recebe muita atenção e cuidado e se diverte durante as atividades. Gosto muito de educação física, a gente se sente mais disposta e mais leve e com astral lá em cima”, diz Sueli.  

De acordo com a fisioterapeuta e preceptora da Unifap, Maria Izabete, a partir da semana que vem um novo grupo de estagiários vai dar continuidade as atividades com temas relacionados a campanha do mês Outubro Rosa.

“Nós vamos continuar com o trabalho que já vem sendo desenvolvido no Cras Alegria, porém com novas dinâmicas e novos temas que serão abordados dentro da campanha nacional de combate ao câncer Outubro Rosa”, informa Izabete.

Os frequentadores são pessoas que são acompanhadas pelo Cras e que fazem parte do grupo de idosos e de mulheres que fazem parte do Programas de Atenção Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

“A proposta é que esse tipo de ação continue, pois é uma forma de fazer com que essas pessoas se sintam incluídas e participem de todas as atividades. Percebemos que essa interação faz com que elas voltem a sorrir, a serem participativas e isso transforma suas vidas para seguirem adiante”, explicou o coordenador do Cras, Ivanildo Ferreira.