Mais de 5 mil famílias não retiraram cartão de Auxílio Alimentação na Casa do Bolsa, em Macapá

Para ter acesso ao benefício, o usuário deve procurar a Casa do Bolsa.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Auxílio é um benefício criado no período de agravamento da pandemia | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Aproximadamente 5,5 mil famílias em Macapá ainda não fizeram a retirada dos cartões do programa Auxílio Alimentação. O benefício faz parte dos programas de assistência que foram criados no período de agravamento da pandemia para ajudar a população que se enquadrava nos critérios exigidos para o cadastramento.   

O benefício que foi destinado a pessoas do aterro sanitário, feirantes, trabalhadores do setor cultural, moradores dos distritos, público LGBTQIA+, entre outros, não permite saques. Ele é voltado a aquisição de alimento e em função da demora para retirada, o cartão já está creditado com R$ 300.

De acordo com a diretora da Casa do Bolsa, Eliane Teixeira, muitas famílias não vão buscar os cartões pois esquecem, desconhecem o direito ao benefício, mudaram de número de telefone ou não atualizam o contato no Cadastro Único para Programas Sociais.

“Muitas famílias mudam de número para contato e esquecem de atualizar, outras não sabem onde fazer a retirada. Aí fica impossível de entrar em contato para que venham buscar o benefício”, explica.

Eliane Teixeira, diretora da Casa do Bolsa | Foto: Alexandra Gomes/PMM

A dona de casa Maria das Graças Façanha, 27 anos, grávida de 6 meses do seu segundo filho, conta que há dois anos fez o cadastro pela Secretaria Municipal de Educação, mas que só agora, em função do contato via telefone, conseguiu receber o benefício. 

“Nem acreditei quando me ligaram da Casa do Bolsa, porque na época quando me cadastrei eu procurava na Secretaria de Educação, mas lá não encontravam. Então acreditava que não tinha sido aprovada e agora veio em boa hora. Com a chegada do meu segundo filho é uma ajuda muito grande porque eu estou desempregada. Vai ser usado para garantir uma alimentação saudável”, comemora.

Maria das Graças Façanha comemora a retirada do cartão auxílio alimentação | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Perfis contemplados 
Autônomos, microempreendedores e motoristas de aplicativos que se cadastraram pelo formulário eletrônico coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). 

Taxistas e mototaxistas que foram cadastrados pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (Ctmac).

Famílias que se cadastraram nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras). 

Pais de alunos matriculados na rede municipal de ensino de Macapá e que se cadastraram pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no ano de 2020.

Retirada
O secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, diz que as famílias que se enquadram nos perfis contemplados, devem procurar a Casa do Bolsa para fazer a retirada dos cartões.

“É importante que essas famílias façam a retirada de benefício. Esse é um direito que já foi garantido e neste momento em que a crise afeta a todos, o auxílio será um aporte”, ressalta. 

A Casa do Bolsa está localizada na Rua Leopoldo Machado, nº 2834, bairro Trem. O espaço funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Orçamento 
O recurso utilizado no pagamento do programa Auxílio Alimentação vem de emenda parlamentar de enfrentamento à pandemia no valor de R$ 19,1 milhões, alocada pelos deputados Acácio Favacho (MDB), Luiz Carlos (PSDB) e senador Randolfe Rodrigues (Rede).