Em Macapá, Comitê Municipal da Cadeia Produtiva do Açaí define estratégias para o segundo semestre de 2022

Primeira atividade será um workshop voltado aos batedores de açaí.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Proposta inclui network entre batedores de açaí e órgãos de pesquisa e agências de fomento | Foto: Junior Dantas/PMM

Os representantes do Comitê Municipal da Cadeia Produtiva do Açaí estiveram reunidos nesta quarta-feira (14), para definir parte das estratégias de atuação para o segundo semestre de 2022.

A primeira ação definida pelos membros é a realização de um workshop voltado aos batedores de açaí. A ação será conduzida pelos membros do comitê que serão os responsáveis por repassar os conteúdos aos participantes.

A previsão é que a atividade aconteça na segunda quinzena de agosto e entre os assuntos abordados, os participantes receberão instrução sobre descarte do caroço do açaí, Selo de Inspeção Municipal (SIM) e licenciamento e fiscalização.

A atividade também será um momento de network entre os representantes da cadeia produtiva do açaí, agências de financiamento e órgãos da administração pública relacionados a legalização, fiscalização, financiamento e pesquisa.

A chefe da Divisão de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sarah Lamarão, explica que após o workshop, os representantes do comitê farão o acompanhamento dos empreendedores participantes a fim de verificar se todos estão seguindo as orientações que foram repassadas.

“Com base nisso, vamos selecionar 30 batedeiras que receberão o certificado de qualidade. Essa iniciativa vai atestar a qualidade do produto ofertado e que eles atendem aos critérios de higiene e sanitário para produção do açaí”, destaca.

Além disso, as batedeiras selecionadas terão acompanhamento regular, quando serão feitas análises e demais procedimentos para atestar a continuidade da qualidade do produto.

Chefe da Divisão de Alimentos da Semsa, Sarah Lamarão | Foto: Junior Dantas/PMM