Zeladoria Urbana realiza limpeza das vias de Macapá após passagem do Círio de Nazaré 2022

Evento religioso reuniu centenas de fiéis neste domingo (9).

Por Karina Lins - Secretária Municipal de Zeladoria Urbana

Verdinhos atuaram após a passagem da procissão do Círio de Nazaré | Foto: Leandro Lennon/PMM

Após a passagem da procissão do Círio de Nazaré em Macapá neste domingo (9), que contou com a presença de cerca de 300 mil pessoas em festividade a santa peregrina, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana passou pelas ruas e avenidas da cidade fazendo a retirada de lixos descartado pelos fiéis.

Com apoio da Prefeitura de Macapá, a procissão voltou para a caminhada em honrarias a Nossa Senhora de Nazaré após dois anos, em decorrência às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Equipes da Zeladoria Urbana iniciaram no sábado (8), no período noturno, o trabalho da coleta de lixo ligada diretamente ao evento religioso. Após a transladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral de São José de Macapá, na zona central, percorrendo ruas e avenidas até chegar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita.

Limpeza aconteceu nas ruas e avenidas de peregrinação | Foto: Leandro Lennon/PMM

Pelo domingo (9), outras frentes de trabalho atuaram no turno da manhã, no ápice do momento religioso com a procissão, que saiu da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e seguindo até a Igreja Matriz de São José, localizada no bairro central da capital.

Segundo a estimativa da Zeladoria Urbana, cerca de três toneladas de lixo, como resíduos plásticos e restos de alimentos naturais, foram encontrados e coletados depois da passagem da procissão. A limpeza contou com o apoio de mais de 60 verdinhos para deixar a capital limpa no pós-círio.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, reforça a importância da passagem das equipes de limpeza no acompanhamento, para a manutenção da capital ainda mais organizada.

“Sabemos que devido ao calor dessa época, o horário que a procissão costuma ocorrer e também com as doações de água mineral de promesseiros durante o translado, o descarte de plásticos e alimentos naturais se torna significativo durante o trajeto. O trabalho da Prefeitura segue sendo o de manter a nossa capital limpa e apoiando atos tradicionais de Macapá, como o Círio de Nazaré”, explica.

Ao final do processo de manutenção e limpeza das vias, o material coletado foi destinado ao aterro sanitário de Macapá, que passará por descarte e reciclagem.

Veja como foi o serviço de limpeza da cidade após Círio de Nazaré: