Zeladoria Urbana orienta a população sobre a exposição e coleta do lixo domiciliar em Macapá

A Prefeitura Municipal de Macapá orienta a população sobre como proceder com o lixo domiciliar, que deve ser colocado para fora apenas uma hora antes do carro coletor passar pela rua do cidadão. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana informa que este procedimento evitará que o lixo se espalhe pelas vias, causando transtornos à população.

A divulgação do cronograma faz parte da campanha de educação ambiental desenvolvida pela Zeladoria Urbana como forma de conscientizar a população macapaense, no sentido de manter a cidade limpa, preservar o meio ambiente e evitar o descarte inadequado do lixo. Atualmente, 93 funcionários trabalham na coleta de lixo no município, entre motoristas e coletores. A média mensal de recolhimento de resíduos coletados chega a nove mil toneladas.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, explica que não basta apenas colocar o lixo em sacolas plásticas e pede que o munícipe embale os resíduos de maneira adequadas e fique atento ao horário das coletas. “Esperamos que com esse esquema de coleta de lixo pela cidade, que estabelece os dias, horários e locais de passagem, o morador descarte o lixo domiciliar de forma correta, a fim de evitar o acúmulo nas vias e preservar o meio ambiente. A cidade é de cada um de nós, e se todos fizerem sua parte, teremos uma cidade cada vez melhor”, disse o secretário.

De acordo com a Lei Orgânica nº 054/2008 do Município de Macapá, que trata sobre o gerenciamento e acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos e hospitalares, dispõem que a população tem responsabilidade pelo descarte de seu lixo observado o horário e dia de coleta estipulado pela gestão municipal. Logo, mediante o descumprimento da legislação, o munícipe que tiver irregular e cometendo algum crime ambiental será passivo imediatamente de auto de infração e responderá civilmente pelo ato.

Acompanhe o cronograma de coleta de lixo na capital:

Coleta noturna, a partir das 19h

• Segunda a sábado

Perpétuo Socorro, Laguinho, Pacoval, Central, Santa Rita, Alvorada, Trem, Buritizal, Beirol, Santa Inês e Conjuntos habitacionais: São José, Açucena, Mucajá e Macapabá, conjuntos residências ao longo da Rodovia Duca Serra e Jesus de Nazaré.

• Segundas, quartas e sextas-feiras

Jardim Equatorial e Conjunto Cabralzinho.

• Terças, quintas e sábados

Coração e Loteamento Platon.

Coleta diurna, a partir das 7h

• Segundas, quartas e sextas-feiras

Fazendinha, Chefe Clodoaldo, Alfaville, Murici, Vale Verde, Barcellos II, Mônaco, Samarino, Jardim Oliveira, Pedrinhas, Araxá, Muca, conjunto Marco Zero, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Novo Buritizal, Congós, Laurindo Banha, Hospital de Base, Zerão, Universidade e Cidade Nova I e II, Conjunto da Embrapa;

• Terças, quintas e sábados

Pantanal, Renascer II, Vitória do Renascer, São Lázaro, Renascer I, Jardim Felicidade I e II, Novo Horizonte, Lago da Vaca, Boné Azul, São José, Sol Nascente, Ipê, Curiaú, Infraero I e II, Ilha Mirim, Parque dos Buritis, Açaí, Palmares, Brasil Novo, Liberdade, Amazonas, Ramal do Azevedo, Res. Lagoa, Ramal do Goiabal, Marabaixo I, II e III, Res. Independência (Marabaixo IV) e Jardim América (Marabaixo).

• Complexo Beira Rio
No complexo Beira Rio, a coleta é realizada cinco vezes ao dia e diariamente: a primeira às 1h e as demais às 7h, 12h, 15h e 18h.

Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana