Após a limpeza da bacia do bairro Pedrinhas e do Perpetuo Socorro, durante esta quinta-feira (15) a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana deu início aos serviços no maior canal da capital, o do bairro do Beirol. A meta é retirar cerca de 290 mil toneladas de argila do leito do canal, evitando assim a ocorrência de transbordamentos e alagamentos.
O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, reforça que o trabalho constante da prefeitura é para garantir a tranquilidade de quem mora próximo de canais e de locais com histórico de alagamentos em período de chuva. Ele também pede apoio da população para que sejam fiscais do espaço em que vivem, não jogando lixo dentro dos canais e proibindo que outros o façam.
“Sabemos que o período de chuva traz muito sinais de preocupação dentro da nossa capital. Nós temos a fama de viver em uma ilha e é quase isso, cerca de 60% da nossa população vive perto de locais que possuem alguma bacia ou nascente de rios”, explica o secretário, completando:
“Essa ocupação acarreta o alagamento quase momentaneamente, devido a quantidade de chuva que nossa capital recebe. Trabalhamos para que os munícipes possuam qualidade de vida em qualquer lugar. Peço que, após nossa limpeza, nossos munícipes preservem a nossa cidade, descartando o lixo de forma correta para não ocorrer a obstrução de valas e bueiros”, reforça.
A ação conta com a participação de 60 verdinhos, divididos em serviços gerais como poda e capinas manual e mecanizada, desassoreamento de bueiros e valas, retirada de entulhos e lixeiras viciadas, todos incluídos no sistema de macrodrenagem, para evitar problemas em áreas com histórico de alagamento na capital. Ainda, 2 escavadeiras, 4 retroescavadeiras e 12 caçambas são usadas na limpeza.
Após a finalização da limpeza do canal do Beirol, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana segue o cronograma, dessa vez no Canal do Jandiá, que também está incluído no plano de contenção e prevenção de alagamentos da capital.