Início das aulas em Macapá: conheça os protocolos a serem seguidos na rede municipal

Prefeitura de Macapá reforça medidas contra a Covid-19 nas escolas municipais.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Unidades também passam por sanitizações completas | Foto: Lázaro Gaya/PMM

As aulas na rede municipal de ensino terão início na próxima segunda-feira (7) e as escolas se prepararam para receber os estudantes. A Prefeitura de Macapá forneceu dispensadores de álcool, tapetes sanitizantes, totens e outros equipamentos necessários para a segurança de profissionais e alunos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem orientando diretores escolares e todo o corpo técnico sobre os protocolos de biossegurança, como o uso de máscaras, aferição da temperatura, refeições em locais arejados e ao ar livre, além de não permitir o compartilhamento de objetos entre as crianças.

As escolas devem reforçar a limpeza dos pisos, equipamentos e sanitários, e intensificar a rotina diária de desinfecção de superfícies, balcões, mesas, maçanetas, puxadores, corrimãos, interruptores, teclados, mouses, celulares, cadeiras, entre outros.

As unidades também passam por sanitizações completas periodicamente, tanto com a dispersão de ozônio, quanto com a lavagem das suas estruturas.


Protocolos
Toda a comunidade escolar também deve cumprir medidas sanitárias de combate à disseminação da Covid-19, que incluem o uso obrigatório de máscaras, envio de máscara reserva dentro da mochila, higienização frequente com álcool em gel, água e sabão.

Equipes da Divisão da Saúde do Educando (Dise) e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) também têm atuado na capacitação de servidores para o manuseio e implementação correta dos equipamentos de proteção.

A qualquer sinal de síndrome gripal, a orientação é de que os pais e/ou responsáveis não levem os filhos para as unidades. As medidas de segurança incluem ainda a testagem desses estudantes, após avaliação médica.

O formato do ensino na rede municipal, no contexto da pandemia, leva em consideração o boletim epidemiológico de Macapá, que é avaliado semanalmente e possibilita a edição de novo decreto municipal e a adequação da modalidade das aulas.

Vacinação
Aliado aos protocolos de biossegurança que são cumpridos dentro das unidades de ensino, o retorno das aulas em Macapá leva em consideração a vacinação dos professores e demais profissionais com a primeira dose, segunda dose e dose reforço contra a Covid-19. Além disso, a Semed segue acompanhando a imunização das crianças de 5 a 11 anos.

Durante a matrícula, a caderneta de vacinação do estudante é pedida, para acompanhamento de todo calendário vacinal da faixa etária do estudante. Através dela, equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) realizam campanhas educativas para que todas as vacinas sejam recebidas pelas crianças. Vale ressaltar que estudantes ainda não vacinados contra a Covid-19 não serão impedidos de ir à escola.