Visita guiada: saiba como trazer a turma para conhecer o Bioparque de Macapá

Parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. Bilheteria encerra às 16h20.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Visita guiada agrada, principalmente, o público infantil | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Que tal conhecer o Bioparque da Amazônia de uma forma totalmente exclusiva? O parque abre as portas para professores e estudantes vivenciarem uma imersão na natureza recheada de educação ambiental. Tudo isso é possível e totalmente de graça.

O objetivo é sensibilizar e estimular a participação efetiva de protagonistas da conservação. A visita guiada surge como proposta educativa, que vai além do encanto e conexão com a natureza, atua no incentivo às questões ambientais. Para isso, todo o passeio é realizado com um educador ambiental ou guarda-parque.

A visita guiada chegou para promover a conservação da biodiversidade, contribuindo para a difusão de conceitos de sustentabilidade e preservação da fauna e flora amazônica. A atração é gratuita destinada principalmente ao público infantil das escolas públicas e privadas. Mas também costuma atender integrantes de igrejas, ongs, diversos centros de assistência e projetos sociais.

Quantos podem participar?
Cada visita monitorada poderá conter até 40 pessoas, divididas em grupos. O passeio de contemplação da fauna e flora amazônica percorre diferentes trechos do parque. Os roteiros são adequados à faixa etária dos visitantes, se no caso das excursões escolares, podem abordar questões relacionadas à fauna, à conservação, à botânica e à interferência do homem na natureza.

No caso de visitas guiadas com grupos de escolas municipais e particulares, as atividades abrangem além do lúdico. Também se destacam a promoção da preservação da natureza e conservação das espécies, uma vez que o Bioparque não trabalha só com entretenimento, pois desempenha um papel importante de difusor do meio ambiente.

Quanto tempo dura o passeio?
A visita monitorada tem aproximadamente 1 hora de duração. A atração inicia na entrada do parque, com as boas-vindas de profissional capacitado que explica o roteiro e instruções necessárias.

O passeio percorre os logradouros dos animais, onde são explanadas as histórias desses habitantes do parque, os comportamentos, curiosidades e funções ecológicas de cada espécie na natureza. Além do orquidário, jardim sensorial e ecótono, que é um ambiente formado por ecossistemas que integram floresta de terra firme, cerrado e áreas de ressaca.

Bioparque fica localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK | Foto: Arquivo/PMM

Orientações pré-visita
Para solicitar, as instituições precisam enviar um ofício à gerência do parque, pelo menos uma semana antes da data desejada, no e-mail bioparque@macapa.ap.gov.br. No documento deve conter o nome da instituição e a quantidade das pessoas que irão participar da excursão, bem como o nome dos responsáveis. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (96) 99970-2084.

Durante a visita, não é permitido tocar nem alimentar os animais e o visitante precisa andar junto ao grupo. O guarda-parque sempre vai na frente, para explanações necessárias sobre os espaços e animais da unidade. Em caso de piqueniques, informar a gerência ainda no ofício.

Roteiros

  • Trilha terrestre Guarda Parque (4 quilômetros);
  • Trilha terrestre Ressaca (700 metros);
  • Trilha terrestre Sacaca (700 metros);
  • Trilha terrestre da Onça (330 metros);
  • Trilha terrestre Pau-brasil (330 metros);
  • Ecótono
  • Jardim Sensorial (espaço acessível para locomoção de pessoas com dificuldade de locomoção);
  • Orquidário;
  • Casa da Árvore (construída a 3 metros do chão);
  • Jardim Amazônico: com cascata e Poço da Mãe D’água;
  • Jardim dos Poetas.

Serviço
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá, localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK.O espaço natural, que possui uma área de 107 hectares de floresta, funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.