Vigilância Sanitária da Semsa fiscaliza pontos de venda de açaí

Ação ocorreu em parceria com o Procon nesta terça-feira (10). Fiscalização aconteceu no bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá.

Por Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Saúde

Após denúncias sobre alteração na produção do açaí, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), realizou neta terça-feira (10) fiscalização em pontos de vendas de açaí do bairro Brasil Novo.

Na ação, os fiscais visitaram cerca de sete estabelecimentos, comprovando irregularidades quanto à documentação de alvará, licença para funcionamento, manuseio e armazenamento incorreto do açaí.

Alguns estabelecimentos foram notificados pela Vigilância Sanitária e receberam alto de infração do Procon. Na abordagem os proprietários se colocaram a disposição dos órgãos de fiscalização para a adequação dos pontos de venda.

A Secretaria Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, salientou a importância das ações e afirma que a Vigilância Sanitária conta com equipe qualificada para a realização das atividades.

O fiscal da Vigilância Sanitária, Alessandro Santos, explica que durante a fiscalização é feita uma coleta do açaí para a realização de análise, dessa forma é possível ter certeza se o produto foi misturado a outra substância para mudar sua consistência.

Moradora do bairro, a consumidora Maria Silva fez questão de acompanhar o trabalho, alegando que é necessário o acompanhamento das equipes de fiscalização para garantir que a população possa consumir o açaí de qualidade.