Verão Underground reúne tatuagem, games e cosplay no maior Macapá Verão de todos

Evento oferece 12 horas de diversão e cultura no Amapá Garden Shopping

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Participantes usam fantasias favoritas, tem a tatuagem desejada e disputam campeonato de jogos de eletrônicos no Amapá Garden Shopping | Foto: Jesiel Braga/PMM

A segunda edição do Verão Underground está movimentando a capital do Amapá com 12 horas de pura diversão e cultura. O evento faz parte do maior Macapá Verão de todos os tempos, realizado pela Prefeitura de Macapá, e neste sábado (29), no Amapá Garden Shopping, o Verão Underground iniciou com o Verão Ink, CosDay e Verão Gamer, atraindo centenas de pessoas para as atividades.

Evento também terá Encontro de Bateras e Égua do Festival no decorrer do dia.

Os participantes podem fazer flash tattoo, competir em campeonatos de E-sports, se fantasiar de seus personagens favoritos e curtir shows de bandas locais.

No “Verão Ink”, os amantes de tatuagem tiveram a oportunidade de escolher entre 192 vagas para realizar uma tattoo. O evento contou com 16 tatuadores da Norte Rock, e os participantes escolheram seus modelos de tatuagem preferidos. 

“Eu sempre quis fazer uma tatuagem, mas nunca tive coragem. Quando vi que ia ter o Verão Ink, resolvi aproveitar a chance e me inscrevi. Escolhi um desenho de uma onça no braço e adorei o resultado”, disse Karen Melo, 23 anos, estudante.

Para os apaixonados por jogos eletrônicos, o “Verão Gamer” ofereceu competições de E-sports. Os jogadores puderam participar dos campeonatos de Free Fire, FIFA 23 e FOOTBALL 2023 nas categorias Mobile e Console, proporcionando emoção e disputas acirradas. O Verão Gamer foi organizado pela Federação Amapaense de E-sports (FEAPEE), em parceria com a Fumcult.

O “CosDay 2023” celebrou a cultura cosplay e os fãs de personagens de diversos meios de comunicação. Os participantes puderam desfrutar de concursos, desfiles, jogos e karaokê, tudo organizado pelo grupo Amapanime, com o apoio da Fumcult. O oferece concursos de cosplay nas categorias: Cospobre, CosDuo, Cosplay Tradicional e CosKid (crianças até 12 anos). Para muitos essa é a hora de soltar a criatividade para homenagear aquele personagem preferido. 

“Eu sou fã do anime Mo Dao Zu Shi e vim fazer cosplay do meu personagem favorito Lan Wangji. Eu fiz a roupa toda sozinha e estou muito feliz com o resultado. Vou participar do concurso de cosplay tradicional e espero ganhar”, contou Wirna Duarte, que estava caracterizada como a protagonista da série chinesa.

O CosDay 2023 também contou com uma feirinha onde os visitantes puderam comprar produtos relacionados ao universo geek, como camisetas, canecas, chaveiros, adesivos e muito mais. 

O casal de empreendedores Adriano Araújo e Chrissie Wellen trouxe sua loja Wanny Moon para exibir seus produtos na feirinha. “Nós somos apaixonados por animes e games e criamos nossa loja para oferecer produtos personalizados para esse público. Estamos muito felizes em participar do CosDay e ver a receptividade das pessoas”, afirmaram.

“A edição 2023 do Macapá Verão foi pensada para todos os públicos, do lazer ao esporte. Este ano, pela segunda vez, fechamos parcerias para ofertar um evento underground que chama a galera alternativa desde a tatuagem, ao concurso de cosplay e campeonato de games”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida.

Outros eventos

O Verão Underground ainda terá outros dois eventos no decorrer do dia: Encontro de Bateras e Égua do Festival. No “Encontro de Bateras Amapá”, 30 bateristas mostrarão suas habilidades em uma apresentação emocionante, mostrando toda a energia da música e percussão. Já o “Égua do Festival” apresentará uma diversidade de ritmos musicais apresentados por artistas locais. 

Confira mais fotos

Marcas Oficiais do Macapá Verão 2023 – O maior de todos os tempos 

CEA – Grupo Equatorial Energia, Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), Você Telecom, Mercadão dos Medicamentos, Santa Rita Engenharia, Domestilar, AK Motor’s, Águas da Amazônia, Ecopostos, Laboratório Dr. Paulo J. Albuquerque, Center Kennedy, Limpex Hospitalar, Tratalyx, Rede Amazônica, TV Equinócio, Faculdade Estácio e Claro Brasil.