Neste sábado (17), o Estádio Glicério Marques, localizado no Centro de Macapá, foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) como ponto de Vacinação Itinerante.
Uma equipe composta de 10 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem aplicaram doses contra a Covid-19 para adultos e crianças; Influenza para crianças de seis meses a cinco anos (11 meses e 29 dias), idosos (60 anos +) e grávidas; HPV para meninos e meninas de nove a 14 anos; e Meningo ACWY para adolescentes não vacinados entre 11 e 15 anos.
“Os pontos itinerantes visam oportunizar àquelas pessoas que não foram aos pontos fixos, a oportunidade para atualizar a carteira. Como as salas de vacinas ficam fechadas nos finais de semana, os locais definidos pela Prefeitura servem para não interromper a distribuição das doses à população”, disse o secretário de Vigilância em Saúde de Macapá, Gilmar Domingues.
O agricultor Adaílson Dias, saiu de Breves (PA) e chegou na capital para visitar os familiares. Ele soube da iniciativa da Prefeitura e procurou o Estádio. “Tomei a dose contra a Covid-19. Fiz isso pensando na minha saúde e também no próximo. É uma forma de não transmitir doenças para quem está perto de mim, caso eu tenha sintomas. Recomendo que todos façam isso”.
A Cobertura Vacinal contra a Influenza na cidade chegou a 96,63%, o que representa 181.604 imunizantes aplicados. Entre os públicos que receberam a vacina, destacam-se os integrantes do grupo de risco, composto por gestantes, idosos, puérperas, professores e trabalhadores da saúde.
A vacinação contra a influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apenas para crianças, idosos e grávidas até encerrar o estoque.