Nesta terça-feira (21), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof° José Leoves Teixeira recebeu uma ação de vacinação itinerante. O mutirão é executado nas escolas municipais por equipes de imunização da Prefeitura de Macapá e dispõe de todas as vacinas de rotina e Covid-19 para alunos, pais e comunidade escolar.
Além da atualização vacinal, os alunos também recebem medição e pesagem. A campanha segue na quarta-feira (22), na EMEF Prof° José Carlos Lima da Silva, no bairro Novo Horizonte, e na quinta-feira (23), na EMEI Cantinho do Amor, no bairro Perpétuo Socorro.
A iniciativa segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e para cumprir as metas de vacinação no município, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) disponibiliza todas as vacinas de rotina, como sarampo, rubéola, poliomielite, febre-amarela, pneumococo, vacinas da COVID-19, entre outros.
A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), também é disponibilizada na Vacinação nas Escolas. Após atualização do Ministério da Saúde, o imunizante neste ano também é ofertado para crianças, adolescentes e jovens entre 9 e 19 anos.
A empreendedora Eunice Correia aproveitou o horário de saída da Escola José Leoves Teixeira para vacinar a filha Isabele, contra o HPV e a Febre Amarela. Ela aprova a campanha nas escolas e enfatiza que muitos pais não têm tempo livre para ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e atualizar a caderneta de vacinação da criança.
“A semana é corrida, não sobra muito tempo para ir à UBS. Hoje, aqui na escola, minha filha tomou as vacinas. Essa campanha itinerante é ótima, agora eu sei que a Isabele está segura e protegida das doenças que atingem as crianças”, conta a munícipe.
Para a coordenadora pedagógica Eleonaria Oliveira, a vacina salva-vidas e a cobertura vacinal do COVID-19 são um exemplo claro.
“É muito importante essas equipes estarem presentes aqui na escola. Assim, as crianças aprendem a importância de estar de braços abertos para a saúde. A vacina é gratuita e é um direito de todos”, enfatiza Eleonaria.
Waldisa Evangelista, assistente social da escola, conta que a vulnerabilidade social impacta diretamente no acesso à informação dos pais, o que resulta na qualidade de vida dos filhos. Para ela, a pesagem, medição e vacinação chegaram em ótimo momento, auxiliando o seu serviço.
“A pesagem e medição mostram como está a nutrição e a vacinação garante longevidade e informação. É incrível que essas crianças possam receber esse atendimento aqui, de forma rápida e prática, é um alívio para todos nós”, conta Waldisa.