Vacinação antirrábica fará busca ativa na zona norte de Macapá nesta segunda-feira (21)

Ação é direcionada a cães e gatos acima de três meses de idade.

Por *Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Moradores de quatro patas da zona norte de Macapá, poderão receber a partir de segunda-feira (21), a vacina antirrábica que protege contra a raiva animal e doença infecciosa viral aguda, que também é transmissível aos humanos.

A vacinação será por meio de busca ativa, ou seja, com as equipes de casa a casa, convidando os responsáveis por cães e gatos na zona norte de Macapá. A ação inicia nos bairros Brasil Novo e Loteamento Açaí, das 9h às 13h, e segue durante toda a semana.

Cães e gatos podem ser imunizados e o tutor só precisa apresentar a carteira de vacinação do animal. O trabalho é desenvolvido pelas equipes do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).

Em 2022, o cronograma de vacinação foi dividido em três bairros por semana, em pontos fixos. Para bairros mais populosos, a Vigilância levará a antirrábica aos sábados.

A imunização segue sendo ofertada também em dois locais fixos nas zonas sul e oeste. O calendário é divulgado semanalmente nas redes sociais da Prefeitura de Macapá.

Imunização
Estão aptos a receber a vacina antirrábica cães e gatos acima de três meses de idade em bom estado de saúde. Os animais que estão doentes ou passam por algum tratamento com utilização de anti-inflamatórios ou antibióticos, não estão qualificados a receber o imunizante. A Semsa orienta que tutores de cães de grande porte façam uso de guia e focinheira, para evitar acidentes. Não esqueçam do cartão de vacinação.

Busca ativa
Período: segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 13h
Locais: bairros Brasil Novo e Loteamento Açaí

Pontos fixos
Período: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 13h e das 14h às 17h
Locais: Departamento de Vigilância Ambiental, na Alameda Campo Belo, 207-11, bairro Cabralzinho, e
Canil Municipal, na Rodovia JK, em frente ao Parque de Exposições da Fazendinha.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.