As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Macapá seguem com os cuidados ao público infantil. Nesta segunda-feira (20), pais e responsáveis levaram os filhos para atualizar a Caderneta de Vacinação dos filhos. Os imunizantes ofertados são a Pfizer Baby, Pediátrica e Coronavac.
A UBS dos Congós é uma das unidades que aderiram ao sistema de rodízio nas segundas-feiras. O pátio da unidade estava lotado. Inúmeros pais aguardaram a vez para as crianças entrarem na sala de vacina e receber uma dose de amor, cuidado e saúde.
A diretora da Unidade, Alessandra Inajosa, ressaltou a importância do regime de rodízio. “Se for abrir um frasco, você tem que vacinar, dependendo da marca da vacina, de cinco a 10 pessoas. O rodízio ajuda o profissional da sala de vacina a não desperdiçar doses”, disse.
A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) abasteceu as UBSs com doses da Pfizer Baby, que serão aplicadas em crianças de seis meses a menores de três anos (dois anos, 11 meses e 29 dias); e a Coronavac para crianças entre cinco e menores de 12 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou cronograma de rodízio para disponibilizar o imunizante nas UBSs, concentrar a procura e evitar perdas de doses.
A autônoma Keila Lima foi até a unidade para garantir a dose da filha. “Na minha casa muitos pegaram a doença. Eu não peguei porque me vacinei. Assim como eu me protegi, quero que meu filho esteja protegido também”.
Já a dona de casa Ane Suelen Mota levou a filha. Os irmãos aguardavam eles no lado de forma da UBS. Para Mota, vacinação é sinônimo de proteção. “É muito importante que a gente imunize os nossos filhos para que não cause um problema maior lá na frente. Os adultos também precisam estar imunizados para evitar situações graves”.
“A nossa unidade tem uma clientela bem grande. A nossa sala de vacina está bem cheia. Sempre temos fila e a gente sempre reforça com as equipes de Estratégia de Saúde da Família e com a própria população o incentivo à vacinação e o compartilhamento de informações na Unidade acerca da vacinação. A expectativa é de um público bem grande. Semanalmente temos um quantitativo de oitocentos a novecentas vacinas realizadas”, avalia Inajosa.
Em paralelo, ocorreu a distribuição da vacina bivalente contra Covid-19 ao público idoso. Todas as Unidades de Saúde recebem público para bivalente.
Para as crianças receberem a aplicação da vacina, os pais devem procurar as UBSs no horário das 8h às 16h, e apresentar: cartão de vacina, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, bem como documento com foto da criança. O responsável também deve apresentar documento oficial com foto.
Cronograma de Vacinação
Segunda-feira
UBS Pacoval
UBS Marcelo Cândia
UBS Macapaba
UBS Rosa Moita
UBS Congós
Terça-feira
UBS Perpétuo Socorro
UBS Brasil Novo
UBS Marabaixo
UBS Rubim Aronovitch
UBS Leozildo Fontoura
Quarta-feira
UBS Infraero I
UBS Novo Horizonte
UBS Pedrinhas
UBS Marabaixo
UBS São Pedro
Quinta-feira
UBS Álvaro Corrêa
UBS Cidade Nova
UBS Fazendinha
UBS Raimundo Hozanan
Sexta-feira
UBS Pantanal
UBS BR-210
UBS Coração
UBS Padre Raul Matte
UBS Infraero II