‘Uma pitada a mais na minha renda’, diz vendedor de temperos que participará do Feirão do Povo

Evento comemora o Dia do Artesão e acontece neste sábado (19), das 8h às 20h, no Mercado Central.

Por Mônica Silva e Wellington Diego Barros* - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Raimundo Nonato vai levar variedades de pimentas e temperos para o Feirão do Povo, em Macapá | Foto: Semtradi/PMM

“Um sabor diferente no paladar do consumidor e com uma pitada a mais na minha renda”, comentou Raimundo Nonato Teixeira, ao falar dos temperos e pimentas de sabores variados que comercializará no Feirão do Povo, evento da Prefeitura de Macapá que acontece neste sábado (19), das 8h às 20h, no Mercado Central.

A pimenta é um dos ingredientes mais versáteis da gastronomia amapaense, e poderá ser degustada e comprada nas mais variadas espécies, cores, aromas, sabores e níveis de ardência. Os temperos caseiros são fortes aliados para o preparo de pratos amapaenses.

Os empreendedores da economia criativa e da agricultura familiar são um dos focos das ações da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). A pasta faz a mobilização desses trabalhadores, para que eles tenham a oportunidade de fomentar os negócios.

“A iniciativa da Prefeitura de Macapá reúne várias secretarias nos segmentos do turismo, cultura, artesanato, agricultura, piscicultura e gastronomia no município. É a chance de potencializar as vendas e, sobretudo, mostrar a força dos nossos empreendedores”, reforça Augusto Félix, titular da Semtradi.

Débora Cíntia Nascimento está na expectativa de fazer boas vendas e aposta na qualidade dos produtos para atrair consumidores durante o Feirão do Povo.

“A escolha será por conta do consumidor que visitar o espaço. Ele também poderá ficar despreocupado com a qualidade do produto. Minha oferta é variada. Molhos em conserva com ervas finas, cremosos, ao leite de coco, ao tucupi fervido com chicória, jambu, alho, sal, temperos típicos e pimenta amarela. Das suaves às mais fortes, estou apostando nas vendas”, garante, empolgada.

O evento inicia às 8h, com exposição e comercialização de produtos do campo, como frutas, legumes, hortaliças, plantas ornamentais e pescado, serviços da economia criativa, em especial o artesanato, trabalhos manuais e gastronomia.

A programação conta ainda com cinco atrações musicais e homenagem pelo Dia do Artesão aos trabalhadores, com parabéns e corte do bolo.

A iniciativa da Prefeitura de Macapá é uma parceria das secretarias municipais de Agricultura (Semag); Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi); Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur); Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir); e Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

*Estagiário sob supervisão da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação.