‘Ultrassom Itinerante’ faz mutirão de exames na UBS Pantanal, na zona norte de Macapá

Foram realizados três tipos de exames, abdômen total, transvaginal e mama em 60 mulheres.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Ultrasson Itinerante é um projeto inédito na capital, atende UBSs que ainda não ofertam o serviço | Foto: Rafaelli Marques/PMM

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Macapá encerrou mais uma ação do “Ultrassom Itinerante” na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pantanal, na zona norte da cidade. A iniciativa, inédita na capital, atende UBSs que ainda não ofertam o serviço. Foram realizados três tipos de exames, abdômen total, transvaginal e mama em 60 mulheres. Os atendimentos ocorreram no período de 25 e 30 de agosto.

A ideia é percorrer esses espaços, levando equipamentos e profissionais especializados. O aparelho fica durante duas terças-feiras em uma UBS, depois segue para outra. A cada 15 dias, vai para as unidades de saúde dos distritos de Macapá.

A medida, possibilita desafogar o atendimento nos outros pontos e zerar as solicitações de exames. O projeto faz parte do programa “Saúde Para Todos”, o maior pacote de medidas já lançado pelo Município e que vem transformando a saúde em Macapá.

O diretor da UBS Pantanal, Wanderson Viera, agradeceu a passagem do projeto para a unidade, uma vez que isso traz benefícios para a saúde das mulheres da comunidade atendida no bairro. “Eu vi realmente a satisfação e a emoção das mulheres, das pessoas que realmente procuram esta unidade para se cuidar. A gente se sente muito feliz tendo esse apoio”, finaliza o diretor.

A moradora do bairro Renascer, empreendedora Andréa Leite, de 47 anos, aproveitou a ação para fazer um check up da saúde. “Vim procurar saber como está a minha saúde, porque a gente nunca sabe como é que está por dentro”, destaca Andréa.

Atendimento
Para agendar o exame de ultrassom, basta procurar a UBS mais próxima, que o paciente será encaminhado para o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte da cidade.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

Saiba mais
‘Ultrassom itinerante’ amplia atendimentos para moradores dos distritos de Macapá
Prefeitura de Macapá lança ‘ultrassom itinerante’ que percorrerá unidades básicas de saúde
‘Ultrassom itinerante’ leva atendimento para moradores do distrito da Pedreira, em Macapá