Prefeitura de Macapá lança ‘ultrassom itinerante’ que percorrerá unidades básicas de saúde

Projeto piloto é inédito na capital e contempla UBSs que não ainda não ofertam o serviço.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Projeto piloto é inédito em Macapá | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

A Prefeitura de Macapá iniciou esta semana, o serviço de “ultrassom itinerante”. A iniciativa, inédita na capital, vai atender a população de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ainda não ofertam o serviço. A ideia é percorrer esses espaços, levando equipamentos e profissionais especializados, para realizar os exames durante 15 dias. A UBS Coração será a primeira a ofertar o exame. A próxima a receber é a UBS Fazendinha.

“A ultrassom itinerante irá atender as UBSs que não possuem o serviço. Em média, 40 procedimentos por agenda serão realizados. A medida, possibilita desafogar o atendimento nos outros pontos e zerar as solicitações de exames”, explica a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis.

Serão realizados cerca de 40 exames durante 15 dia em que o equipamento ficará nas UBSs | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

O projeto piloto é inédito na capital, e faz parte das readequações que buscam facilitar o acesso da população aos atendimentos básicos de saúde.

A ultrassom itinerante contempla exame de tireoide, mama, axilas, abdômen total, aparelho urinário, transvaginal, pélvica, partes moles, próstata, bolsa escrotal, articulações de punho, ombro, joelho e regiões inguinais, além da ultrassom obstétrica. 

“O exame segue um cronograma e será informado no site oficial da Prefeitura de Macapá. O agendamento será presencial à população daquela respectiva unidade”, ressalta a subsecretária.

Em Macapá, o exame de ultrassom é disponibilizado em cinco unidades. Nas UBSs Novo Horizonte, Perpétuo Socorro, Álvaro Corrêa, Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e na Carreta da Mulher, que está ao lado da UBS Marcelo Cândia, na zona norte de Macapá.

Ainda no mês maio, o serviço será ampliado para mais três unidades: Congós, Marcelo Cândia e Marabaixo.

UBS Coração é a primeira a ofertar os exames do projeto ‘ultrassom itinerante’ | Foto: Ana Cleide Torres/PMM