‘Ultrassom itinerante’ amplia atendimentos para moradores dos distritos de Macapá

Exame já é ofertado em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e receberá pontos extras a partir do dia 16 de maio.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Saúde itinerante garante acessibilidade ao atendimento médico de quem mora em regiões distantes | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

A partir desta sexta-feira (6), a Prefeitura de Macapá inicia o serviço de ultrassom itinerante nos distritos da capital. O primeiro a receber a equipe é a comunidade do Pacuí. Cada região terá, em média, 30 atendimentos e conforme as demandas, será agendado o retorno ao local.

A saúde itinerante é uma estratégia da gestão municipal para garantir acessibilidade e dar celeridade aos atendimentos médicos daquelas pessoas que aguardam por tratamento ou diagnóstico.

O ultrassom itinerante é um serviço inédito na capital, e através do projeto será possível desafogar o atendimento ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e avançar no tratamento do cidadão.

“As ações itinerantes já fazem parte das atividades executados pelo município, no entanto, alguns serviços ofertados são inéditos. Sabemos da necessidade daquelas pessoas que moram mais distantes, toda ação no distrito nos permite um diagnóstico diferente que serve como parâmetro para elaborar outras atividades”, explica a secretaria municipal de Saúde, Erica Aymoré.

Além da consulta itinerante, o exame de imagem é ofertado em cinco UBSs e receberá pontos extras a partir do dia 16 de maio. Confira os locais e agendamento:

  • Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes
    Ultrassom geral e obstétrica. Para fazer o procedimento, o paciente precisa de encaminhamento do profissional de saúde de uma UBS e solicitar o agendamento para o setor de regulação de consultas e exames, através do Same das UBS.

  • Carreta da Mulher
    Está atendendo ao lado da UBS Marcelo Cândia com ultrassonografia de mama, transvaginal e tireoide. O agendamento é feito de forma presencial, toda sexta-feira pela manhã.

  • UBS Novo Horizonte
    Ultrassonografia transvaginal, abdômen total, pélvica e próstata. O agendamento é feito todos os dias, por telefone (96) 98813-3482.

  • UBS Perpétuo Socorro
    Ultrassom obstétrica, abdômen total, pélvica, transvaginal e vias urinárias. O agendamento acontece toda sexta, às 9h.

  • UBS Coração
    Ultrassonografia transvaginal, abdômen total, mama, axila, obstétrica, próstata, tireoide, bolsa escrotal, vias urinarias e renal. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira, pela manhã.

A partir do dia 16 de maio, o serviço será ampliado para:

  • UBS Marabaixo
    Ultrassonografia transvaginal, abdômen total, pélvica, próstata e vias urinárias. Agendamento de segunda, quarta e sexta-feira, pela manhã e tarde.

  • UBS Congós
    Ultrassonografia transvaginal, abdômen total, obstétrica, pélvica e próstata. Agendamento segunda, quarta e sexta-feira, na manhã e tarde.

  • UBS Marcelo Cândia
    Ultrassonografia pélvica, transvaginal, obstétrica, abdômen total, rins e vias urinárias. Agendamento toda quarta-feira, às 7h.