UBS de Macapá incentiva pré-natal e promove brechó para ajudar no enxoval das mamães

Projeto 'Ensinando a Pescar' é desenvolvido na unidade de saúde do Coração e já atendeu 35 gestantes.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

UBS Coração já atendeu mais de 30 mães com o projeto | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Para incentivar as mulheres na realização do pré-natal, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Coração, localizada na zona oeste de Macapá, criou o projeto “Ensinando a Pescar”, que estimula o acompanhamento da mãe e do bebê para prevenção e detecção precoce de doenças que possam atingir as pacientes durante a gestação.

O trabalho desenvolvido dentro da unidade surgiu no início de maio e já beneficiou aproximadamente 35 mães. A idealizadora do projeto e diretora da UBS Coração, Denisia Pereira, explica que a atividade iniciou a partir da criação de um brechó. 

“A comunidade do Coração é muito carente e com isso recebíamos uma demanda grande de mulheres pedindo enxoval. Nossa solução foi criar um brechó no qual todos os servidores estão envolvidos. O dinheiro arrecadado ajudou a custear os kits e logo foram surgindo mais demandas, foi quando resolvemos envolver essas pessoas, que hoje arrecadam junto com a gente. Com o dinheiro das vendas, vamos montando aos poucos o enxoval”, detalha a diretora.

Palestras e orientações fazem parte do projeto | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Um dos critérios para fazer parte do projeto é manter as consultas em dia e ter o acompanhamento de pelo menos seis consultas, que é mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Fazemos a triagem dessas pacientes, que após ter tido bebê, voltam para a unidade para colocação do DIU que é opcional. Já aquelas que não querem, temos a opção do Planejamento Familiar e se houver necessidade de laqueadura, encaminhamos para assistente social”, explica Denisia. 

Para as mães beneficiadas, a iniciativa ajuda bastante, principalmente para aquelas que passam por momentos de necessidade. Mariana de Alcântara Ferreira, grávida de 6 meses, é uma das doadoras e diz que faz isso para ajudar outras mães.

“Sempre faço doação de roupa. Esse é um trabalho coletivo que beneficia todas nós. As mães que fazem parte do projeto precisam muito é aqui uma ajudando a outra”, conta a jovem mamãe.

Mariana de Alcântara Ferreira está grávida de 6 meses é uma doas doadoras do projeto | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

A dona de casa, Esther Souza de Oliveira, teve a filha recentemente e permanece com o acompanhamento na unidade. “Desde o começo fui bem recebida e orientada até o final da gestação. O resultado disso foi uma gravidez saudável e hoje venho para continuar com as consultas na UBS. Além de ter sido beneficiada com o enxoval, o acolhimento faz com que a gente queira retornar”, ressalta.

A UBS disponibiliza profissionais para dar orientações e palestras para esse público especifico. “Com a criação do projeto está sendo possível captar cada vez mais mulheres, pois elas se sentem acolhidas e ainda servem de incentivadoras para outras mães cuidarem da saúde, diminuindo o riscos de um parto prematuro”, finaliza a diretora da unidade de saúde.

O pré-natal está disponível em todas as UBSs de Macapá e a gestante deve procurar a unidade mais próxima de sua residência para receber orientações e iniciar o atendimento. Basta levar documento de identificação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Dona de casa Esther Souza continua sendo acompanhada com consultas médicas na UBS Coração | Foto: Ana Cleide Torres/PMM