Técnicos de extensão rural da prefeitura recebem treinamento em manejo integrado de pragas

Capacitação promovida pela Embrapa foi realizada no Horto Agroecológico Jardim Fazendinha

Por Maison Brito - Secretaria Municipal Comunicação Social

Participantes foram capacitados como agentes multiplicadores para repasse de conhecimento a agricultores familiares do município de Macapá | Foto: Maison Brito/PMM

Para melhorar as práticas de manejo integrado e inovações no município de Macapá, os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) receberam o treinamento “Produção agroecológica de hortaliças tropicais”, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Amapá. A capacitação teve duração de 3 dias, com encerramento nesta sexta-feira (6).

O objetivo do curso é disseminar inovações tecnológicas voltadas às práticas da agricultura convencional, mas associadas às tecnologias agroecológicas geradas pela pesquisa na Embrapa, com fim de gerar produção e oferta de alimentos saudáveis no mercado local. 

De acordo com o coordenador de extensão rural da Semag, Thiago Petini, a capacitação atende a parceria de cooperação técnica estabelecida entre a Embrapa Amapá e a Prefeitura de Macapá.

“A partir dessa capacitação vamos formar multiplicadores com o repasse de conhecimento da Embrapa para técnicos da Prefeitura. Com isso, esses profissionais vão incentivar os agricultores locais a uma nova cultura de manejo sem o uso de agrotóxicos, assim a população pode ter acesso a alimentos mais saudáveis na sua mesa”, comentou.

Capacitação   

O curso realizado pela Embrapa teve duração de três dias, com 3 módulos: “Manejo Agroecológico de Solos Tropicais”, “Inovações no Manejo Integrado de Pragas em Horticultura Agroecológica” e “A produção agroecológica de hortaliças tropicais”.  Ao todo, nove técnicos da Semag foram capacitados.