TEApoia: Cras Amor promove oficina de incentivo e cuidados para pais e cuidadores de crianças autistas 

Em sua terceira edição de oficinas o projeto alcança uma média de atendimento de 90 famílias, todas cadastradas pelo Cras

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

TEApoia: Oficina educativa e práticas de confecção de brinquedos I Foto: Etienice Silva/PMM

Nesta quinta-feira (21), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor realizou mais um ciclo de oficinas do projeto TEApoia, desta vez, ação foi destinada aos pais e cuidadores de crianças autistas. A ação foi realizada na Creche Eliana Azevedo, localizada no Conjunto Habitacional Macapaba. 

Com a temática ‘Rotina e a Vinculação com o Brincar’, a proposta da oficina é orientar os pais e responsáveis maneiras de como estimular as habilidades das crianças no ambiente familiar.  

Para a terapeuta ocupacional, Jéssica Escobar, essa é a melhor forma de conhecer e interagir com a criança. “A oficina ensina maneiras de estímulo que podem ser desenvolvidos dentro de casa, brincando a criança interage e desenvolve sua coordenação motora, cognitiva, sensorial e visual. E, neste papel, é muito importante a participação dos pais”, pontuou a terapeuta. 

Em sua terceira edição, realizada no conjunto Macapaba, o projeto TEApoia desenvolvido pelo Cras Amor já alcança uma média de 90 famílias, são pessoas que já são cadastradas e assistidas pela unidade de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). 

A história de vida da dona de casa, Soraya Nascimento, de 48 anos, é similar a de muitas mães que buscam atendimento, orientação e apoio para cuidar de seus filhos com autismo. “Meu filho foi diagnosticado aos 3 anos, hoje ele tem 11 anos, mas o cuidado é constante. Aproveitei a oficina para aprender como lidar nesta nova fase, trocar experiência e buscar atendimento”, destacou Soraya.  

As cores utilizadas na confecção de brinquedos é a fonte de estímulo principal. Com garrafas pet as mães aprendem a fazer peças de boliche, tabuleiro de cores vibrantes, dentre outros brinquedos que podem ser produzidos com material acessível, simples e barato dentro de casa. 

A psicóloga do Cras Amor, Suelen Smith, reforça que a princípio o projeto atende famílias do Macapaba, mas dependendo do surgimento de demanda as oficinas poderão ser realizadas em outros locais.  

“O TEApoia trabalha um conjunto de fatores, desde os cuidados e maneiras de lidar com as crianças, atendimento em saúde, palestra e práticas educativas, ações de autocuidado e cursos de capacitação para geração de renda extra. Hoje as mães aprenderam a confeccionar brinquedos com materiais simples para criar ferramentas recursos lúdicos para que elas possam brincar em casa com suas crianças de forma terapêutica e recreativa”, explicou a psicóloga.   

Contudo, neste primeiro momento as famílias assistidas participam de oficinas que ocorrem semanalmente de forma intercalada, sendo educativas com orientações e profissionalizantes que oferta cursos de capacitação como meio de geração de renda para as mães que estão fora do mercado de trabalho ou não possuem renda fixa. 

O secretário municipal de Assistência Social em exercício, Nildo Nunes, ressalta a importância da ação itinerante do projeto TEApoia em levar assistência quebrando barreiras e alcançando a população.  

“Sabemos das dificuldades que muitas famílias enfrentam para se deslocar até o atendimento, o Cras Amor como unidade da assistência social tem reforçado esse compromisso da gestão de ir até quem precisa. É gratificante ver o público atendido pelo esforço e dedicação dos nossos profissionais que trabalham na execução dos serviços”, frisou o secretário.