Sistema binário: duas vias no bairro Zerão passam a funcionar em sentido único

Modificação no fluxo das vias faz parte do plano de adequação do trânsito em Macapá e passou a funcionar nesta segunda-feira (6)

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Um novo fluxo passa a vigorar nas avenidas Dom José Maritano e Raimundo Peres, no bairro Zerão. A mudança aconteceu na manhã desta segunda (6) e contou com blitz educativa da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), que orientou motoristas e pedestres que passavam pelo local.

O novo sistema binário garante a fluidez e a otimização no trânsito das vias. As vias funcionavam no sistema de mão dupla e agora passam a ter sentido único.

Sistema binário

A Avenida Dom José Maritano passou a ser mão única em sentido Leste-Oeste, ou seja, do muro da Unifap até o muro da Escola Antônio Messias. Já a Avenida Raimundo Peres agora tem sentido Oeste-Leste, também do muro da Unifap ao muro da Antônio Messias.

Segundo o diretor-presidente, Paulo Barros, os 1, 4 mil metros de binário garantem segurança e trafegabilidade aos motoristas e pedestres.

“A modernização do trânsito, através do sistema binário, contribui para a fluidez do trânsito e evita acidentes, além de valorizar o comércio local. Com o novo sistema, os condutores terão onde estacionar, porque as vias possuem agora a sinalização que permite o estacionamento no local correto”, explica o gestor da pasta.

A blitz educativa para a orientação do novo sistema foi conduzida pelo departamento de Educação no Trânsito (Deduc). Um dos condutores que recebeu as recomendações foi o motorista de aplicativo Sérgio Amaral. Ele comenta que diariamente percorre as ruas de Macapá e o novo fluxo tem gerado benefícios.

“Essas mudanças facilitaram o meu trabalho como motorista. O fluxo de ir e vir está mais leve agora. Com isso, ganho mais tempo, mais passageiros eu carrego e mais dinheiro recebo”, explicou o motorista de aplicativo.

Mudança de sistema

Desde o início da gestão do Dr. Furlan, em 2021, já foi implementado o sistema binário nas avenidas Padre Júlio, Ataíde Teive, Henrique Galúcio e Cora de Carvalho, e nas ruas Eliezer Levy e General Rondon.

As mudanças no sentido das vias fazem parte do plano de modernização do trânsito da capital. As avenidas Pedro Lazarino e 13 de Setembro serão as próximas a receber a nova sistemática, que vai iniciar no bairro Buritizal e se estender até o bairro Central.