‘’Sinto esperança em dias melhores’’, diz paciente oncológica que recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Macapá

“Estávamos com medo, pois já perdemos amigas e pessoas próximas, mas a vacina trouxe esperança’’, disse dona Leia Learte, de 44 anos, paciente oncológica que recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Macapá nesta segunda-feira (12). A ação, que trouxe mais fé para Leia, faz parte da campanha de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e atende o público-alvo de comorbidades, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e em quatro pontos fixos de drive-thru.

Dona Leia faz tratamento de câncer de mama desde 2017 e, atualmente, é presidente da Comissão de Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor (Pouva), que faz acolhimento e serviços sociais. Leia recebeu o imunizante com outras quatro amigas na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, e na ocasião ela reforçou a importância da vacina para as pessoas que estão nessa condição clínica.

“A vacina significa segurança. Meu tratamento é realizado na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia/AP (Unacon), onde eu faço hormonioterapia. Também vou operar novamente e desta vez será uma cirurgia preventiva no útero. A imunização é muito importante e me dará mais será para realizar esse procedimento’’, contou Leia.

Josiane Dantas, 35 anos, integrante da Pouva, também recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19. Ela explica que faz tratamento de câncer de mama desde 2016 e ficou aliviada após a imunização. “O paciente oncológico é mais frágil e ficamos mais vulneráveis se pegarmos a Covid-19. Eu já tive, fiquei no hospital e foi uma sensação terrível. Tenho um filho e meu maior medo é que ele fique doente. Mas agora que tomei a primeira dose vacina, me sinto mais segura’’, ressaltou.

Vacinação Comorbidades
O cronograma de imunização com oferta de primeira dose para pessoas com comorbidades teve início nesta segunda-feira (12). Pessoas transplantadas de órgãos sólidos (coração, rim, fígado, pulmão), com doenças hematológicas, incluindo a anemia falciforme e pacientes oncológicos de quimioterapia, radioterapia e clínicos foram vacinadas.

A ação segue hoje, terça-feira (13), das 9h às 17h, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e em quatro pontos no sistema drive-thru, localizados na Praça do Estádio Zerão, Praça Floriano Peixoto, Policlínica e na Rodovia do Curiaú. O atendimento é destinado as pessoas com doenças respiratórias crônicas (DPOC, asmáticos com controle, bronquiectasias, enfisemáticos) e cardiopatias severas clínicas e pacientes submetidos à cirurgia cardíaca.

A subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço destacou que o atendimento das pessoas com comorbidades ocorrerá gradativamente.

“Estamos seguindo a lista de comorbidades do Plano Nacional de Imunização. Por isso, para receber a vacina é necessária a comprovação da doença pré-existente. Pedimos calma à população, pois, o nosso objetivo é imunizar o máximo de pessoas possíveis e ao longo da semana divulgaremos novos públicos-alvo’’, explicou.

“A para ter acesso à primeira dose do imunizante é importante que a pessoa faça o pré-cadastro no site da Prefeitura de Macapá”, concluiu Nayma.

A Semsa orienta que no dia da vacinação é necessário apresentar cópias do cartão do SUS ou CPF, comprovante de residência, atestado, laudo médico ou ainda ficha de acompanhamento de doença crônica, além de uma autodeclaração de comorbidade assinada.

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação Social