Servidores participam de aperfeiçoamento em práticas de atendimento integral à população LGBTQIA+, em Macapá

Capacitação aconteceu neste sábado (27), no Sebrae Amapá.

Por Lana Dantas - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Enfermeira obstetra Karina Mendes, de 39 anos, interagindo na dinâmica do balão temático | Foto: Lana Dantas/PMM

A Prefeitura de Macapá promoveu neste sábado (27), mais uma aula do curso de aperfeiçoamento em práticas de atendimento integral à população LGBTQIA+ para servidores municipais. A capacitação ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae).

Com o tema “Conceitos de Políticas Públicas, Gênero e Direitos Humanos: panorama das políticas públicas na perspectiva de gênero da diversidade sexual”, a iniciativa dava continuidade ao módulo II do curso.

A aula iniciou com a dinâmica do balão temático, contendo vários temas como educação, saúde, mulher, filhos, depressão, machismo, emprego, preconceito, visibilidade, luta e amor. A atividade foi ministrada pela presidente do conselho municipal LGBT, Joanne Costa.

O momento contou com a interação dos servidores por meio de relatos e vivencias, onde debateram sobre a visibilidade lésbica a partir do cenário brasileiro e amapaense.

Uma oportunidade para a enfermeira obstetra Karina Mendes, de 39 anos, aprender um pouco mais sobre visibilidade LGBT, para assim ofertar um atendimento mais humanizado aos pacientes.

‘’Com o curso estou reconstruindo visões, que antes eu tinha somente conceitos e entendimentos sobre determinadas tipologias. Hoje me proporciona uma segurança para realizar um atendimento digno e respeitoso as pessoas”, expressa.

Capacitação reuniu servidores municipais no auditório do Sebrae/AP | Foto: Lana Dantas/PMM

O professor Antônio Barbosa, de 55 anos, participa do curso desde o mês de junho. Para ele, a capacitação é de grande importância, pois atenderá uma clientela futura na escola.

“Estou gostando bastante porque está me dando um conhecimento que eu não tinha. O material que recebemos aqui irei compartilhar com a comunidade escolar”, destaca.

Outro servidor que buscou mais aprendizado foi o psicólogo Haroldo Marinho. “Eu espero que tenha outras continuações desse curso, pois nos ajuda a colher mais informações que geram reflexões e possibilitam novas estratégias para o recebimento das pessoas”, solicita.