Moradores da zona sul de Macapá participam de curso de cabeleireiro do projeto ‘Despertar’

Curso aborda questões teóricas e práticas para deixar os alunos aptos para o mercado de trabalho.

Por Wellington - Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Curso acontece no Centro Comunitário Profissionalizante do Congós | Foto: Wellington Barros/PMM

Durante todo mês de junho, a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) promove o curso básico de cabeleireiro. A iniciativa faz parte do projeto Despertar que disponibiliza capacitações para geração de renda e inserção no mercado de trabalho. A ação acontece no Centro Comunitário Profissionalizante do Congós e atende moradores do bairro e das áreas próximas.

A turma tem 23 alunos e as aulas são conduzidas por Melry Palmerim, que é cabeleireira e acumula 35 anos de experiência com cursos na região norte e sudeste. “Essa é uma ótima oportunidade para quem quer se inserir no mercado de trabalho. Um curso como este tem um alto custo e está sendo oferecido de forma gratuita para favorecer a população”, diz.

O curso acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã e o primeiro módulo compreende materiais para cabeleireiro, atendimento ao cliente, tipos e tratamento de cabelo, penteados básicos, que são abordados em aulas teóricas e práticas.

Na parte prática, cada aluno fica responsável por levar alguém da comunidade para receber alguns dos tratamentos que serão aplicados pelos alunos. Os procedimentos serão realizados sob a supervisão da instrutora do curso.

Joana Nascimento, de 21 anos, já trabalha com cabelos em um salão no bairro Santa Rita e resolveu fazer o curso para se aprimorar mais e aprender a parte teórica.

“Vim em busca de mais conhecimento para aprofundar mais nos assuntos e me atualizar. Como pretendo abrir meu próprio salão, preciso ter bastante conhecimento para caminhar sozinha”, declara.

Continuidade nos negócios da família
A dona de casa Dayana Santos, de 42 anos, é uma das alunas do curso promovido pela Semtradi. Ela conta que a motivação de participar da capacitação se deu em função da perda de dois familiares, um tio e uma prima, que trabalhavam como cabeleireiros.

“Eu estou aqui porque perdi dois cabeleireiros da minha família. Tenho planos de dar continuidade ao trabalho que eles desenvolviam e vou fazer isso com as técnicas que estou aprendendo no curso”, comenta.

Ela destaca que a capacitação dará um aporte financeiro na renda familiar e que, a partir disso, poderá ajudar o marido com as despesas da casa.

“O mercado está aí para todo mundo e cabe a nós correr atras de capacitações. Poder participar de um curso como esse sem precisar sair da comunidade e de forma gratuita, sem dúvidas é uma grande oportunidade e estou aproveitando para poder mudar a minha vida e da minha família” concluiu.

Ao final do curso, todos os alunos receberão certificado com carga horária e conteúdo programático de cada matéria.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação