A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), firma parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá (Ipem) para a Operação Peso Certo. O objetivo é fiscalizar balanças utilizadas nas feiras e mercados de Macapá. A primeira reunião entre as instituições ocorreu nesta terça-feira (13) para definir os locais de fiscalização.
A Semtradi e o Ipem irão realizar abordagens educativas com os empreendedores sobre o uso correto da balança para não lesar o consumidor. Através das fiscalizações, os órgãos poderão averiguar se os aparelhos estão sendo utilizados corretamente e se contém certificação e selos de verificação periódicos.
O feirante que tiver dúvidas quanto a sua balança ou precisar de esclarecimento sobre a forma correta do uso, deve procurar a Semtradi ou a Ouvidoria do Ipem, através do contato (96) 99137-0091.
De acordo com o secretário da Semtradi, Rafael Gato, a ação é para garantir que a população não seja lesada. “A Prefeitura de Macapá sempre busca o melhor para os seus munícipes e esta ação visa o bem do vendedor e do comprador ao mesmo tempo. O consumidor poderá confiar no que está comprando e o vendedor certamente ficará feliz ao ver o cliente saindo satisfeito”, disse.
Cleiton Brandão, diretor-presidente do Ipem, explica como será realizada a ação. “As fiscalizações terão como alvo as feiras e mercados populares, atuando de forma preventiva nesse primeiro momento, com o intuito de levar ao conhecimento dos feirantes seus deveres e implicações no caso do não cumprimento das normas. Em paralelo, vamos atuar no combate a fraudes e certificações nas balanças medidoras de peso”, explica.
A reunião contou com a presença de Rafael Gato, secretário da Semtradi; Robson Gualberto coordenador da Semtradi; Cleiton Brandão, diretor-presidente Ipem, Ronildo Nobre, coordenador Técnico Operacional do Ipem e assessores.
Naiara Milhomem
Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação