Semsa realiza estudo de balneabilidade em parceria com a Funasa/AP

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/AP), realizou pela primeira vez em Macapá a coleta de amostras de água da área ambiental visando o estudo da balneabilidade.

O objetivo é monitorar a qualidade do recurso hídrico nas as áreas residenciais da orla, ressacas e canais. A ação conta com uma Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água da Funasa, que atua nos principais pontos da capital. Após a coleta, a Funasa tem um prazo de 10 dias para divulgar o resultado.

Para a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, o tratamento adequado da água evita que a população se contamine com diversas doenças de transmissão hídrica, como ascaridíase, esquistossomose, diarreia, cólera, amebíase, giardíase, entre inúmeras outras moléstias.

Segundo informações do Diretor do Departamento de Vigilância Ambiental, Bruno Barros, o monitoramento é um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento continuo e sistemático das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar as condições dos recursos naturais.

“Para a Vigilância em Saúde, a importância desse monitoramento é possível por meio da verificação apropriada da qualidade da água e de seus parâmetros estabelecidos em legislação”, conclui Bruno.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde