Semsa promove atendimentos de saúde em prevenção a doenças causadas pela obesidade

Ação em alusão ao ‘Dia Mundial da Obesidade’ aconteceu na Unidade Básica de Saúde São Pedro, com serviços de saúde e relaxamento

Por Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Atendimentos aconteceram como forma de prevenção e orientação para comunidade | Foto: Renato Costa / PMM

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu para toda a comunidade nesta sexta-feira (3), ação alusiva ao Dia Mundial da Obesidade. A atividade aconteceu na Unidade Básica de Saúde São Pedro, no bairro Beirol, Zona Sul, e tem por objetivo conscientizar a população sobre os riscos da obesidade.

O professor Jhonathan Jardim, acompanhando da mãe, aproveitou para fazer acompanhamento com a nutricionista.

 “A população tem que entender os perigos da obesidade para nossa saúde. A rotina as vezes é um dos motivos desse problema”, falou o professor.

Quem também aproveitou para passar com os profissionais de massoterapeuta foi o Manuel das graças, de 75 anos. O idoso diz ter ficado muito satisfeito com o atendimento. “Fui bem entendido pelos profissionais e a massagem foi muito boa para melhorar as dores que eu sinto pelo corpo”, contou.

Manuel recebendo atendimento de massoterapia | Foto: Renato Costa

Durante ação foram ofertados atendimentos com clínico geral, nutricionista, massoterapeuta e os serviços de verificação de pressão arterial, exames laboratoriais, ventosaterapia e auriculoterapia também foram disponibilizados para população como forma de relaxamento.

A nutricionista Helena Ramos, especialista responsável pelos atendimentos nutricionais durante ação, alerta a população sobre os cuidados com os hábitos alimentares. “Alimentação é a base de tudo. A população tem de fazer uma reeducação alimentar e cortar o máximo possível frituras das refeições”, pontuou a profissional.

Pessoas que sofrem com obesidade têm uma probabilidade maior de adquirir doenças como diabetes, hipertensão, e de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ataques cardíacos.

“A obesidade traz diversos malefícios para a saúde, e dar ênfase nesse tema faz com que a população fique ciente dos riscos e crie hábitos mais saudáveis”, finalizou Ary Cambraia, chefe da Divisão e Acompanhamento das Doenças Crônicas.