Semsa orienta pais sobre suplementação da vitamina A nas UBSs para menores de 5 anos

Suplemento é ofertado nas UBSs de Macapá; deficiência pode aumentar incidência de doenças respiratórias.

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Suplementação de vitamina A combate doenças visuais e respiratórias | Foto: Arquivo/PMM

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça aos pais e responsáveis sobre a necessidade de levar crianças menores de 5 anos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receberem a suplementação de vitamina A. Durante o período chuvoso é registrado uma maior incidência de doenças respiratórias, um dos efeitos relacionados a deficiência do micronutriente.

Com a pandemia e a baixa demanda dos serviços de saúde preventivos, a preocupação se torna maior, especialmente, com crianças a partir dos 6 meses que precisam de atenção especial. É recomendado que a cada seis meses, as crianças recebam uma nova dose da vitamina até completarem os 5 anos de idade.

Segundo a chefe da Divisão de Alimentação e Nutrição do município, Olga Monteiro, é fundamental que os pais levem seus filhos a uma unidade básica e sigam esse intervalo de tempo entre as doses.

“É importante que eles [pais] se dirijam a uma UBS para a suplementação, principalmente neste momento de pandemia e fortes chuvas, que levam a incidência de doenças respiratórias. A suplementação da vitamina reforça a imunidade das crianças”, explica.

Suplementação
A vitamina A possui diferentes funções no organismo, contribuindo, inclusive, na saúde visual. O corpo humano não produz esse micronutriente, mas ele pode ser encontrado em vegetais folhosos verdes e frutas amarelo alaranjadas, como manga e caju.

As suplementações têm como objetivo fortalecer a prevenção de doenças causadas pela carência da vitamina, como cegueira noturna, alterações na pele, dificuldade de cicatrização e perda do paladar.

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) foi instituído no Brasil em 2005, com a finalidade de redução e controle da hipovitaminose A, que pode acarretar na cegueira, mortalidade e morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade. O programa foi implantado no município em 2011.

A suplementação de micronutrientes ocorre em todas as UBSs de Macapá. Os pais devem procurar orientações junto à equipe de nutrição das unidades e apresentar a caderneta da criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

*Estagiário sob orientações da Secretaria Municipal de Saúde.