A Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa) alerta a população para os cuidados com doenças respiratórias durante o período chuvoso entre janeiro, fevereiro e março. No início do ano, são meses propícios à multiplicação de adoecimento viral. Bem como, essa estação facilita o aumento da transmissão de vírus como: gripe, Covid-19, Influenza, dentre outras.
Ao sentir os primeiros sintomas, fique atento e tome medidas de proteção: use máscaras, álcool em gel ou higienize as mãos com água e sabão, e cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir. Se persistirem os sintomas como febre, dor no corpo, coriza e tosse, procure uma das Unidades Básicas de Saúde – UBS de Macapá.
A gestão municipal oferece cinco (UBSs) com atendimentos de urgência e emergência: Marcelo Cândia; Perpétuo Socorro; Marabaixo; Fazendinha e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Buritizal. Além disso, disponibiliza mais de 23 salas de vacinas nas demais unidades básicas, funcionando durante toda a semana, das 8 às 17h.
Horário de funcionamento das UBS’s e UPA
Os atendimentos na UPA do Buritizal e UBS Perpétuo Socorro atendem 24h, nas unidades Marcelo Cândia, Fazendinha e Marabaixo, das 7h à 1h da madrugada. Os postos de saúde oferecem vacinas de rotina, contra Influenza, Covid-19, e outras doenças imunopreveníveis.
Para realizar o atendimento, é preciso de documento com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Além das unidades físicas, a secretaria de saúde de Macapá possibilita aos munícipes atendimentos de vacinas em postos itinerantes.
Pontos itinerantes
Shopping Macapá
Data: 5 de janeiro, sexta-feira
Hora: 16h às 22h30
Local: Shopping Macapá
Vacinas: Influenza, Covid-19 e rotina.
32ª Feira de Agricultura e Arte
Data: 6 de janeiro, sábado
Hora: 8h às 14h
Local: Quadra da igreja Nossa Senhora da Conceição – Trem
Vacinação: Covid-19, Influenza e rotina
Quem pode vacinar?
O público alvo da vacinação são crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, profissionais da educação, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiências, profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.
Erica Aymoré, secretária municipal de saúde, reforça ao munícipe que estiver com sintomas gripais e não melhorou, procure imediatamente uma das cinco unidades de urgência e emergência. Ademais, ressaltou a importância da população procurar as unidades básicas para atualizar a caderneta vacinal.