Semsa discute implementação da terceira etapa do método Canguru em Macapá

Durante a reunião, os servidores também dialogaram sobre o tratamento da sífilis neonatal.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Método Canguru será implantado inicialmente em quatro UBSs I Foto: Abel Neto/PMM

Gestores e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estiveram reunidos nesta sexta-feira (11), para discutir estratégias de implantação da terceira etapa do Método Canguru nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

O Programa é direcionado ao recém-nascido prematuro extremo, ainda com baixo peso, através do contato pele a pele entre a mãe o bebê. O método também foca nos cuidados na amamentação, estímulos e proteção da criança.

Neste primeiro momento, as equipes participarão de uma capacitação que será dividida em duas turmas de 25 profissionais. Ela acontecerá entre os dias 4 e 8 de abril e os servidores capacitados serão aqueles que atuarão diretamente com o Método Canguru.

De acordo com a titular da Semsa, Erica Aymore, o método será implantado inicialmente em quatro unidades. “A princípio, vamos colocar o atendimento nas UBSs, Marabaixo, Macapaba, Coração e Rubim Aronovitch. Esse primeiro encontro possibilitou definirmos o fluxo desse serviço e a discussão de outras pautas relacionadas à saúde”, destaca.

Durante a reunião, os servidores também dialogaram sobre o tratamento da sífilis neonatal. Os profissionais envolvidos serão qualificados para atendimento à esta demanda no dia 18 de março, no Centro de Especialidade Dr. Papaléo Paes.