Semed promove encontro para análise de resultados das escolas municipais de ensino fundamental de Macapá

Foram selecionadas 18 escolas para participarem das análises de resultados, as quais reúnem um maior número de estudantes

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Gestores de 18 escolas da rede municipal de ensino participaram do evento I Foto: Mary Paes / PMM

Em continuidade aos processos formativos do programa Educa Macapá, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta terça-feira (30), na escola municipal Professora Guita, centro da capital, um encontro de gestores com os representantes da empresa Lyceum, que presta assessoria pedagógica ao município por meio do programa Educar Pra Valer, da Assessoria Bem Comum (ABC).

O objetivo do encontro é a analisar os resultados alcançados pelas unidades escolares, a partir das avaliações diagnósticas e formativas deste ano letivo. Foram selecionadas 18 escolas para participarem das análises de resultados, as quais reúnem um maior número de estudantes.

Para Joan Oliveira, sócio da Lyceum Consultoria Educacional, este é um momento importante para que os gestores tomem ciência dos resultados de suas escolas, uma vez que esses resultados refletem o nível de aprendizado dos alunos, e a partir disso, possam empenhar estratégias para o avanço dessas práticas pedagógicas.

“Mais importante do que saber como essas crianças estão evoluindo é saber quais são as intervenções pedagógicas, no campo da gestão, que são possíveis de serem feitas para que se avancem nos resultados. Nosso papel enquanto consultoria é analisar, entender e sugerir estratégias de melhorias, não apenas para as escolas, mas também para a Secretaria”, explicou Oliveira.

A Lyceum Consultoria é a responsável pela produção do material didático oferecido em sala de aula e pelas formações de gestores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas municipais de Macapá.

Sobre o material didático, Jocelaine Duarte, uma das organizadoras dos livros utilizados pela rede de ensino do município, explica que o material compreende as disciplinas de  Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 5º ano, e do 1º ao 3ª ano, abordam as outras áreas do conhecimento, Ciência, História e Geografia, de forma interdisciplinar.

“Orientamos o professor a fazer as ligações entre as disciplinas para que a gente consiga, de fato, focar na alfabetização, mas isso não significa que o professor não possa trabalhar os outros componentes”, ressaltou.

A secretária Monick França ressaltou a importância do gestor da escola acompanhar, juntamente com o coordenador pedagógico, todo o processo de aprendizagem de seus estudantes.

“Um dos objetivos da nossa gestão na secretaria é chamar a atenção dos diretores para essa atuação pedagógica junto com os coordenadores. A função do diretor não é apenas administrativa, ele precisa ser atuante nos processos pedagógicos de suas instituições de ensino”, destacou a secretária Monick.

Heverton Sérgio, gestor da Emef. Vera Lúcia Pinon Nery, localizada na Zona Norte de Macapá, falou de sua participação no encontro.

“Este momento é uma soma de aprendizado pra nós gestores. Aqui recebemos orientações para identificar falhas nos processos pedagógicos e como saná-las e o quanto é importante estabelecer metas para que os nossos resultados com as crianças sejam melhorados”.

Sobre o Educa Macapá

O Programa Educa Macapá foi criado em 2021 pela Prefeitura de Macapá, com o intuito de fortalecer todas as áreas da educação municipal após o período de ensino remoto. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC).

Confira mais fotos