Semed promove encontro com famílias de alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Parceria com a instituição Perkins School for the Blind abordou o tema “A importância do empoderamento familiar” que discutiu a articulação e o apoio aos familiares dos alunos da educação especial

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Nágila Rocha /PMM

Em continuidade às ações de formação continuada do projeto “Programas Modelo”, da instituição Perkins School for the Blind, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi realizada na noite desta sexta-feira (25), um encontro com as famílias de alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Esforço Popular, Zona Sul da capital.

O tema “A importância do empoderamento familiar” discutiu a articulação e o apoio aos familiares dos alunos da educação especial, visando fortalecer a relação entre família, aluno e escola, contribuindo para os processos de ensino e aprendizagem.

A consultora da Perkins, Lidiane Jacomini, coordenadora do grupo de famílias, é mãe de criança com deficiência e durante o encontro, realiza essa troca de experiências com pais e mães que passam pelo mesmo processo desafiador, mas, ao mesmo tempo, cheio de descobertas e conquistas.

Para Ana Lucia Rago, representante da Perkins no Brasil, o encontro realizado com as famílias que participam do AEE, tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre famílias e escolas. “A gente acredita que a família é um dos pilares para que a criança possa avançar no seu desenvolvimento e aprendizagem”, destacou.  

Aparecida Souza, de 29 anos, mãe de criança atípica, já participa de encontros realizados pela escola Esforço Popular e fala da importância do projeto em parceria com instituição Perkins. “Antes, eu me sentia muito sozinha neste contexto, mas a partir do momento que minha filha veio para esta escola, me senti acolhida, tanto eu quanto minha menina, somos bem assistidas aqui e isso se estende a todas as famílias dos alunos desta escola”, disse.

De acordo com Michele Leão, assistente social da DEE e uma das coordenadoras do projeto na Semed, atualmente, três escolas fazem parte da parceria com a instituição Perkins, que são as escolas Esforço Popular, Raimunda de Lima Guedes e Creche Tia Chiquinha. A intenção da secretaria é estender essa capacitação a um número maior de escolas.

A formação continuada e consultoria da Perkins School for the Blind, iniciaram na terça-feira (22), e finalizam no sábado (26), são direcionadas a professores, gestores escolares e familiares, para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A formação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Educação Especial (DEE), em parceria com a Prefeitura de Macapá e a instituição Perkins School for the Blind.

Sobre a instituição Perkins

A instituição americana Perkins School for the Blind, fundada em 1829, em Boston – Massachusetts, foi a primeira escola para cegos nos Estados Unidos, atuando hoje em diversos países. No Brasil, a Perkins vem desenvolvendo projetos visando melhorar a qualidade da educação e inclusão de crianças e jovens com deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira.

O projeto é desenvolvido em três frentes de atuação: formação continuada para os educadores, consultorias para as equipes escolares e fortalecimento das famílias enquanto rede de apoio.

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