Semas e Hospital de Amor firmam parceria para levar exames de prevenção à mulheres dos Cras de Macapá

Agendamentos iniciam segunda-feira, 1º de agosto.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Semas e Hospital de Amor firmam parceria | Foto: Alexandra Gomes/PMM
Semas e Hospital de Amor firmam parceria | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Com o intuito de levar exames de prevenção à saúde de mulheres de baixa renda que são usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Hospital de Amor firmaram parceria nesta sexta-feira (29). Os agendamentos iniciam segunda-feira, 1º de agosto.

Os coordenadores dos centros receberam treinamento para orientação e agendamento dos atendimentos. Inicialmente serão ofertadas cinco vagas diárias em cada Cras, podendo chegar a 10 se a procura aumentar.

Segundo o secretário de Assistência Social, Gracinildo Nunes, a parceria é mais uma forma de promover saúde para o público feminino.  

“Em conjunto com o Hospital de Amor estamos levando acesso a essas mulheres do tratamento preventivo do câncer de colo do útero e de mama com o objetivo de promover qualidade de vida e combater os índices de diagnóstico positivos” frisou o gestor. 

Serão ofertados exame de prevenção do câncer de colo do útero (PCCU) às mulheres de 25 a 64 anos, faixa etária de público que apresentar maior ocorrência das lesões passíveis de serem tratadas para não evoluírem para o câncer. 

Em tratamento de um câncer de colo de útero, diagnosticado em novembro de 2021, a dona de casa, Rosineide Ferreira Moraes, de 56 anos de idade, é mãe de nove filhos e faz um alerta para as mulheres buscarem a prevenção. 

“É muito importante que agora tenha esse serviço aqui no Cras, principalmente, para quem não tem condições de pagar por esses exames que são caros, ainda mais nesse momento de crise. Que as mulheres tenham essa consciência de virem fazer a prevenção porque o câncer tem cura”, reforça a dona de casa. 

Nas unidades vinculadas à Semas, também haverá agendamento para exames de mamografia às pacientes de 40 a 69 anos. O exame é importante para diagnosticar o câncer de mama, que é o segundo tipo de carcinoma mais incidente entre as brasileiras. 

De acordo com a diretora do Hospital de Amor Macapá, Rafaela Oliveira, em casos de diagnóstico positivo a paciente já inicia o tratamento.

“Se der alguma suspeita de câncer nos exames, a paciente é convocada e passa por consulta e exames ginecológicos, biópsia, e vários outros procedimentos pra fechar o diagnóstico e fica sendo acompanhada pelo hospital”, explica a diretora. 

Treinamento 
O treinamento foi para capacitar os coordenadores e orientar sobre o atendimento humanizado, como fazer a abordagem, os critérios exigidos para a inclusão dessa usuária, a entrevista para identificar se aquela mulher aponta alguma suspeita ou precisa de atendimento e, assim, fazer o agendamento.

Serviço 
Para fazer o agendamento nos Cras e Creas basta que a usuária procure o centro de abrangência do bairro onde mora, no horário de 8h às 14h e apresente o RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, O atendimento será prioridade no Hospital do Amor sem precisar de encaminhamento. 

De acordo com o Hospital do Amor Macapá, até julho de 2022, já foram diagnosticados 80 casos positivos. O Hospital de Amor funciona sem fins lucrativos e é mantido pelo Hospital de Barretos, em São Paulo, por meio de doações. A unidade em Macapá fica na Rua Carlos Daniel, com entrada pela Rodovia Norte-Sul, no bairro Infraero II.