Semana da África: Improir destaca intercâmbio cultural à representante quilombola na África Central

Encontro aconteceu durante Semana da África Amazônica 2023, realizada pela Academia de Batuque e Marabaixo

Por Mônica Nascos - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir)

Presidente do Improir, Aluizo de Carvalho, entregou à Joyce Visi, livrinhos que contam a história do Marabaixo feito pelo Instituto | Foto: Mônica Nascos PMM

No sábado (20), durante a Semana da África, o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) recebeu a visita da professora universitária Joyce Visi, fundadora de uma Organização Não Governamental (ONG) que realiza trabalhos sociais de solidariedade a comunidades quilombolas na República do Congo, na África Central.

Troca de informações sobre cultura, ancestralidade, identidade histórica e políticas públicas foram os assuntos mais pertinentes que servidores do Improir conversaram com a ativista social.

O diretor-presidente do Instituto de Promoção da Igualdade Racial, Aluizo de Carvalho, ressaltou a importância da troca de conhecimento para o desenvolvimento sociocultural das comunidades quilombolas do município de Macapá.

“O nosso objetivo é de aproximar e de promover um intercâmbio cultural entre os dois países – Brasil e República do Congo – para fazer com que professores e alunos do município de Macapá possa conhecer mais sobre a sua ancestralidade na África. Por isso eu agradeço a oportunidade deste encontro pois é fundamental ouvirmos pessoas comprometidas com a população africana como a Joyce”, destacou o presidente do Improir.

A representante da ONG Solidarité pour les Peuples Authoctones du Bassin du Congo (SPABC), e professora universitária Joyce Visi Bobesse, agradeceu a receptividade da Prefeitura de Macapá, enalteceu o trabalho do Improir na luta contra racismo em prol da igualdade racial, e frisou a possibilidade da promoção da troca de conhecimentos dentre os países.

“Um intercâmbio cultural com a Prefeitura Macapá seria muito importante para a minha cidade Kinshasa, que é  uma cidade onde há pessoas de várias origens, vindas de diferentes religiões. Por isso podemos ver como concretizar a possibilidade desse intercâmbio ao nível das duas cidades, Macapá e Kinshasa”.

Cortejo Afro Amapá

Encontro com Joyce Visi aconteceu durante a sua participação na Semana da África Amazônica 2023, realizada pela Academia de Batuque e Marabaixo, que reflete o tema “Reescrevendo a Presença Negra no Amapá”. A programação acontece desde a última sexta-feira (19) e segue até o dia da África, 25 de maio.

O Improir foi fundamental na articulação junto à Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) com apoio cultural à programação que também contou com outras instituições, empresas e parlamentares. Durante a caminhada, o coordenador da Semana da África, José Raimundo, conhecido como Dô Sacaca, agradeceu o apoio da Prefeitura de Macapá para a promoção da história do povo preto no Amapá.

“Agradeço todo incentivo do Improir e da Fumcult na contribuição da promoção da história da nossa ancestralidade, pois a prefeitura não pode ficar de fora de um evento tão importante que conta a origem da nossa cidade de Macapá e do nosso povo”, agradeceu Dô Sacaca.

Servidores do Instituto de Promoção da Igualdade Racial estão participando de todas as programações da Semana da África Amazônica 2023 junto a outras instituições e comunidades quilombolas, religiões de matrizes africanas, pastorais afro-religiosas e sociedade civil.

Veja as fotos

Diretores do Improir durante o Cortejo Afro Amapá | Foto: Nágila Rocha PMM