Cerâmicas com identidade Maracá e Cunani são comercializadas no Mercado Central | Foto: Viviane Monteiro/PMM
Há um ano o Mercado Central expandia os serviços prestados com a comercialização de produtos do artesanato local. A iniciativa partiu do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), que cedeu espaço para uma cooperativa e duas associações, todas compostas por mulheres, para exposição e venda.
“Vimos um grande potencial no artesanato porque ele é um importante segmento do turismo. Trazer isso para o Mercado é deixar mais próximo o produto da nossa terra com a própria população e com os turistas que visitam o local”, comenta o diretor-presidente da MacapaTur, Benício Pontes.
Entre os produtos comercializados é possível encontrar peças artesanais como bijuterias em escamas e peles de peixe, artigos de decoração, presentes feitos em tecidos, adereços em miçangas, souvenir em madeira com detalhes feitos a mão e temática amapaense, além de cerâmicas Maracá e Cunani.
Espaço oferta bijuterias em escamas e peles de peixe | Foto: Arquivo/PMM
A artesã Conceição Lobato, de 66 anos, comenta que a pandemia afetou os rendimentos da associação a qual ela trabalha e que a possibilidade de voltar a comercializar os produtos em um espaço público foi fundamental para manutenção da renda.
“Entramos aqui num período muito difícil para todos, quando estávamos com material encalhado. Esse retorno foi importante para que a gente consiga passar por este período sem muitos problemas”, comenta.
Conceição Lobato comercializa seu artesanato no Mercado Central de Macapá | Foto: Viviane Monteiro/PMM
Atualmente o artesanato ocupa seis boxes dentro do Mercado Central e os espaços também abrigam artesãs ligadas ao Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), louceiras do Maruanum, além de uma espaço dedicado a jardinagem.
Serviço
Mercado Central está localizado na rua Cândido Mendes, em frente à Fortaleza de São José de Macapá. O local funciona de segunda a domingo, das 7h às 17h.