O secretário municipal de Educação, Edielson de Souza, cumpriu extensa agenda de trabalho em Brasília (DF), entre os dias 14 e 17 de junho, para tratar da aquisição de recursos para a construção de novas unidades escolares e a conclusão de obras de escolas municipais que se encontram paralisadas. As ações fazem parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) que está no quarto ciclo (2021-2024) e requer o cadastramento de iniciativas no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) para avaliação do Ministério da Educação (MEC) e posterior liberação de recursos.
A agenda também contou com a participação e articulação do vereador Edinoelson Careca (Pros), líder do governo municipal na Câmara Municipal de Macapá (CMM). A atividade foi marcada por encontros com parlamentares amapaenses na capital federal, como o senador Davi Alcolumbre (DEM) e os deputados federais Acácio Favacho (Pros) e Marcivânia Flexa (PCdoB), além do Secretário de Alfabetização do MEC Carlos Nadalim e engenheiros do FNDE, com quem analisamos as obras de Macapá.
“A gestão recebeu o município com indicadores educacionais que demonstram que pouco se evoluiu nos últimos anos. Nossa missão é revolucionar a educação em Macapá. Para isso, estamos trabalhando em várias frentes pedagógicas e administrativas, para termos novas escolas, mas, sobretudo, mudarmos a matriz obsoleta do funcionamento delas”, reforça o titular da pasta da Educação municipal, Edielson de Souza.
Como frutos do esforço empreendido durante a viagem do secretário e do vereador Edinoelson à Brasília, a educação municipal receberá aporte financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de emenda do senador Davi Alcolumbre e Acácio Favacho, além da deputada Marcivânia Flexa.
“Ofertar educação de qualidade é uma obrigação, mas nós queremos ir além. Nosso foco é a oferta de uma educação de excelência, que possa projetar Macapá no cenário regional e nacional como grande expoente do desenvolvimento educacional e humano dos nossos estudantes”, afirmou o secretário.
Agora, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) prossegue com o planejamento e escolha dos espaços onde as novas unidades escolares serão construídas. Esses novos espaços devem contemplar ambientes de aprendizado e recreação como bibliotecas, salas de informática e quadras de esporte.
Sobre o Plano de Ações Articuladas
O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os estados e municípios elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.
O PAR possui quatro dimensões: gestão educacional, formação de profissionais da educação, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura física e recursos pedagógicos.
O primeiro ciclo ocorreu entre 2007 e 2010, o segundo entre 2011 e 2014, o terceiro entre 2016 e 2020 e o quarto ciclo ocorre de 2021 a 2024.
Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Educação