Nesta terça-feira (14) as secretarias municipais da Prefeitura de Macapá realizaram mais uma ação educativa na Rampa do Açaí, localizada na orla da cidade. O local abriga cerca de 120 empreendedores que atuam na comercialização do fruto originário da região amazônica, além dos comerciantes que trabalham com a venda de lanches.
Orientações sobre descarte de lixo e ordenamento do local foram repassados pelas equipes. “Nosso objetivo é cuidar da cidade como um todo. Para isso, a gestão municipal desenvolve uma série de atividades integradas com diversas pastas. Precisamos conscientizar e fiscalizar para que o munícipe também possa ser um colaborador da cidade limpa e ordenada”, frisou o titular da Semhou, Nildo Nunes.
A primeira ação educativa no local aconteceu no último sábado (11). Aproximadamente 58 trabalhadores tiveram a oportunidade de realizar o cadastro junto à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) possibilitando que o município identifique o quantitativo de profissionais em atuação na área e qual o seguimento de cada um.
“Encaminhamos os cadastros para Semhou que irá verificar de forma individual se o espaço é viável ou não para receber aquele tipo de produto. Caso não haja possibilidade o empreendedor será remanejado”, explicou o diretor da Semtradi, Francisco Waldimiro.
Há mais de 20 anos atuando na Rampa do Açaí, Damião da Silva, destaca a instalação das lixeiras como algo necessário . “Para a gente que trabalha aqui isso é um diferencial que vai ajudar a manter nosso espaço limpo, pois o descarte estava sendo feito de forma incorreta”, comentou.
Quatro lixeiras foram instaladas para atender a demanda dos empreendedores. A coleta do lixo será feita três vezes por semana: segunda, quarta e sexta-feira.
Secretarias municipais envolvidas na ação integrada: Meio Ambiente (Semam); Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou); Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi); Zeladoria Urbana e Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM).
Rampa do açaí
A estrutura, composta por tendas, foi entregue pela Prefeitura de Macapá em agosto de 2021. Iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).