Ação de conscientização do autismo acontece na Escola Hildemar Maia

Programação contou com apresentações culturais, vídeo de conscientização e vídeo dos alunos, na escola em que há 33 alunos autistas

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Os alunos apresentaram a oração do autista com faixas de frases e palavras esperançosas | Foto: Nalberte Ferreira/PMM

Nesta segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na Escola Municipal Hildemar Maia, uma programação de conscientização do autismo com apresentações culturais dos alunos. Na escola há 33 pessoas neurotípicas, dentre elas 28 autistas.

Em homenagem ao mês de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Macapá realiza uma vasta programação em abril.

No município, as secretarias de Educação, de Saúde, de Assistência Social e de Direitos Humanos, estão na linha de frente para a promoção da inclusão social e de políticas públicas.

Marlene Trajano, professora e idealizadora do projeto, comenta que o momento é importante para a promoção do respeito. Ela explica que é necessário aprender a conviver com as diferenças, pois lugar de autista é em todo lugar.

“Que as nossas crianças possam respeitar todas as crianças com autismo, pois autistas existem em todos os lugares, e eles podem ser o que eles quiserem ser, por isso é fundamental fazer com que façam parte deste protagonismo”, comentou.

Ao lado da professora Marlene Trajano, Augusto Cardoso, de 8 anos, apresentou um vídeo em que ele toca piano | Foto: Nalberte Ferreira/PMM

Com apenas 8 anos, o pequeno Augusto da Silva Cardoso é autista e referência para os seus coleguinhas por tocar piano.

“Eu gosto muito de tocar piano. Eu aprendo com a minha professora”, destacou Augusto.

A diretora Brenda Vilhena, ressaltou que a conscientização do autismo é também uma maneira de contribuir para a garantia dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). Segundo ela, as inciativas da gestão devem sensibilizar a sociedade quanto ao espaço dos autistas nas escolas, nos grupos sociais e na vida social.

As crianças ganharam presentes como garrafas sensoriais, cordões coloridos e mini book, material que também será repassado aos grupos de pais e responsáveis para que possam também se conscientizarem sobre o tema. Um vídeo de apresentação dos alunos com TEA do turno da manhã foi apresentado, e no encerramento foi apresentado cartazes ilustrativos com frases de amor e esperança confeccionados pelos estudantes.

Luana mendes, mãe do autista Henrique Rezende, destacou a importância da inclusão social na escola | Foto: Nalberte Ferreira/PMM

Luana Mendes, de 27 anos, é mãe do pequeno Henrique Rezende, de 6 anos, ela agradeceu todo carinho dado pelos professores aos alunos com TEA, e o insentivo à inclusão e ao respeito.

“Para mim é maravilhoso e gratificante saber que a escola que meu filho estuda promove a inclusão e o respeito, pois ele tem autismo, e eu fico tranquila porque posso contar com apoio dos professores”, concluiu a mãe.