Secretaria de Saúde inicia vacinação de lactantes com crianças de até 6 meses

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou neste sábado (10) a vacinação contra Covid-19 em lactantes com crianças de até seis meses de idade sem comorbidades, a partir de 18 anos.

A imunização deste grupo prioritário aconteceu nas Unidades  Básicas de Saúde (UBSs) Brasil Novo, São Pedro, Congós, Pedrinha,  Raimundo Hozanann e Pacoval, no horário de 8h às 13h.

As lactantes, sem comorbidades, apresentaram a carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento. Além de documento de identidade com foto e cartão SUS, todos com apresentação de original e cópia.

Por orientação do Ministério da Saúde, as lactantes receberão as vacinas Pfizer ou CoronaVac, de acordo com a disponibilidade. A Semsa orienta que, ao ser vacinada, a lactante não interrompa o aleitamento materno e que em caso de dúvidas sobre a vacinação procure o médico que acompanhou seu pré-natal para maiores esclarecimentos.

“Para ser imunizada a lactante não pode ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 dias e não tenha tido covid-19 nos últimos 30 dias. É importante ressaltar que a imunização diminui o risco de contaminação e transmissão do covid-19. Além disso, o leite materno contém anticorpos que potencialmente protegem o bebê amamentado”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Nayma Picanço.

Imunização em dobro


Ciente da importância da vacinação, a lactante Beatriz Dias Palha procurou a UBS Pacoval para receber a sua dose do imunizante, que vai garantir saúde para ela e seu filho Moisés Junior.

“Ao estar me vacinando eu vou estar levando saúde também para o meu filho, que vai receber meu leite com os anticorpos produzidos pela vacina. A imunização é a certeza de que em breve vamos poder realmente poder voltar ao normal”, explica.

“As vacinas salvam vidas e em todos nós estamos conscientes da importância da imunização e vamos tomar, porque vacinados e com os devidos cuidados nós não vamos transmitir a doença para quem amamos”, completa Beatriz.

Cristiane Mareco e Lucas Costa
Secretaria Municipal de Comunicação Social