‘Saúde nos Terreiros’ leva serviços para comunidades de religião de matriz africana em Macapá

Segunda edição da ação promovida pelo Improir segue até esta sexta-feira (2).

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Prefeitura de Macapá promoveu serviços de saúde e assistência social no bairro Congós | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Começou nesta quinta-feira (1º), a segunda edição do “Saúde nos Terreiros”, projeto da Prefeitura de Macapá que promove equidade e igualdade racial, além de levar serviços de saúde e assistência social integral para a população das comunidades tradicionais de religiões de matriz africana de Macapá.

A programação aconteceu na Avenida Pompeu Cardoso, na casa de matriz africana “Ilê Asé è Akofa Ologunedê Âro Minilè”, no bairro do Congós, zona sul da capital. O evento é promovido pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), em cooperação com as secretarias municipais de Saúde (Semsa), Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Amapá (Cerpis/AP).

O “Saúde nos Terreiros” acontece desde 2021 e está em sua segunda edição. A dona de casa Tatiane Nascimento, 43 anos, mora no bairro Congós há 37 anos. Ela foi à procura de atendimento médico e jurídico.

“Eu não poderia perder essa oportunidade. Sou dona de casa e quase não tenho tempo de sair e quando eu vi a divulgação da ação que teria atendimento jurídico, eu corri para cá para falar com o advogado sobre a situação do meu genro e aproveitei também para me consultar”, diz Tatiane.

Quem também fez questão de participar da ação foi a dona de casa, Leandra Padilha, de 25 anos. Ela conta que aproveitou os serviços ofertados para levar os três filhos na consulta com clínico geral e atualizar a caderneta vacinal das crianças.

“Essa ação veio em boa hora, eu precisava levá-los para consultar e atualizar a vacina deles, mas a UBS fica longe de casa. Então, eu ficava deixando para depois, até por conta de dificuldade de me locomover com três crianças”, relata.

O Pai Augusto Pereira, 33 anos, representante da casa de matriz africana que recebeu a ação, reforça que a programação é necessária para garantir o acesso de todos aos serviços públicos sem discriminação.

“Queria ressaltar a importância desse evento que está acontecendo, que é o ‘Saúde nos Terreiros’, que aproxima muito a comunidade e cuida dos povos de matriz africana, que de alguma forma acabam ficando desassistidos das políticas públicas. Ações como essa são de extrema importância pra todos nós. Esse olhar do poder público, mais especificamente da Prefeitura de Macapá, reforça mais ainda a luta contra a intolerância religiosa”, comemora.

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, entende que esses eventos são necessários para dar visibilidade aos povos de terreiros, que na maioria das vezes são vistos pela sociedade de forma diferente e que o preconceito prejudica o acesso à saúde.

“É fundamental valorizar e quebrar preconceitos relacionados às comunidades de religiões de matriz africana. Por essa razão, se dá a importância de iniciativas como essa que vão tornando o racismo estrutural mais distante no sistema de saúde. Nossa missão sempre será pautada no desenvolvimento de políticas públicas”, finaliza a gestora.

A ação, que segue até esta sexta-feira (2), oferta testes rápidos para algumas doenças, atualização da caderneta vacinal, atendimento médico, aferição de pressão arterial, assistência psicológica e jurídica, dentre outros serviços. O atendimento será no horário de 8h às 13h, no Terreiro Santa Bárbara, localizado na Rua Professor Tostes, nº 799, bairro Santa Rita. A programação é aberta ao público em geral.