Saúde inicia novo mapeamento das áreas que abrangem unidades de referência em Macapá

Objetivo é melhorar o atendimento à população, com a organização de cada área de atuação das UBSs.

Por *Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria realiza remapeamento de locais que abrangem a Unidade Pedrinhas | Foto: Arquivo/PMM

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vem realizando o remapeamento das áreas de cobertura, conforme Unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além de reorganizar o Sistema Municipal de Saúde (SMS), o recadastramento facilita o acesso dos usuários aos serviços públicos disponibilizados nas unidades de atendimento.

As equipes estão percorrendo residências de áreas que abrangem a Unidade Pedrinhas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e colhendo dados situacionais dos moradores através das fichas cadastrais.

Atualmente, os bairros Pedrinhas, Araxá, Jardim Equatorial, Jardim Marco Zero e Muca estão sendo remapeados. Em seguida, a Estratégia da Família irá percorrer o entorno das unidades Marabaixo, Raimundo Hozanan, Perpétuo Socorro, Infraero I e São Pedro.

O remapeamento permite que o ESF conclua um diagnóstico para a redefinição das áreas que são cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde, além de atender áreas descobertas.

Levantamento
Quando a Semsa identifica a população de cada área e microárea, é possível se antecipar para potenciais riscos de doenças, além de alterações na saúde dos moradores. Dessa forma, o ESF consegue dar atenção prioritária aos que já são enfermos ou doentes crônicos, proporcionando maior qualidade de vida, agilidade e resolutividade no atendimento.

Segundo Adriana Martel, diretora do departamento do ESF, o principal objetivo do remapeamento é contribuir para uma reorganização do modelo assistencial, a partir da atenção básica. Essa reestrutura fortalece as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde de modo integral e contínuo à população.

“Devido ao crescimento territorial de algumas áreas de Macapá, é necessário um novo remapeamento que distribua essa população de forma igualitária em cada microárea”, esclarece Adriana.

Ao final do período de recadastramento das famílias, será obtido um diagnóstico da cobertura de atenção primária do município.

*Estagiário sob orientações da Secretaria Municipal de Saúde.