Roda de Conversa reúne comunicadores e profissionais da Saúde para discutir saúde mental

Evento discutiu como levantar temas de saúde mental nos meios de comunicação e nas redes sociais

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Público alvo foram profissionais da comunicação e da saúde mental | Foto: Renato Costa/Semsa

Comunicadores e profissionais da saúde mental estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (11), para participar da roda de conversa com o tema “Como falar sobre saúde mental nos meios de comunicação”. O evento faz parte da programação da Prefeitura de Macapá para o Janeiro Branco, mês de alerta sobre os cuidados com a saúde mental.

O objetivo da roda de conversa foi discutir com os profissionais como podem ser apresentadas formas de comunicação saudáveis que atuem como promotoras de saúde mental e chamem a atenção da sociedade para os cuidados preventivos.

“Nosso objetivo é ampliar as formas seguras sobre como podemos falar sobre saúde mental, criando o hábito de que a nossa comunicação seja assertiva e que leve prevenção e promoção à saúde. Como falar sobre saúde mental, o que fazer, o que não fazer e apresentar a nossa rede de atendimento psicossocial, e os nossos pontos de atendimento”, explicou a coordenadora municipal de saúde mental, Luana Nunes.

Durante o evento foram discutidos com os participantes exemplos de como levantar temas de saúde mental tanto nos meios de comunicação como nas redes sociais, de forma a não gerar gatilhos emocionais em pessoas em sofrimento psíquico. Além de desmistificar tabus e preconceitos sobre procurar atendimento psicológico e psiquiátrico.

Para a psicóloga e radialista Juh Furtado, o evento expandiu o assunto e trouxe a comunicação como um elo com a população, o que não acontece muitas vezes por falta de conhecimento técnico dos profissionais da imprensa.

“Eu que estou dos dois lados fico muito feliz, porque é importante que um profissional que quer tratar dessas pautas mas não sabe como, tenha essa oportunidade de aprender os caminhos que ele pode percorrer para levar a informação para a população de forma adequada, promovendo a saúde”, ressaltou.

A rede municipal de saúde conta com 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ofertam atendimento psicológico ambulatorial e de urgência para pacientes adultos e pediátricos.

O atendimento é disponibilizado para pessoas que desejam receber acompanhamento psicológico ou apenas cuidar da saúde mental. Para saber os locais da oferta dos serviços, basta clicar no link.