Réveillon da Cidade começa com alegria, segurança, inclusão e empreendedorismo

Para garantir a organização e o sucesso do evento, a gestão municipal tomou diversas medidas que proporcionaram diversão aos munícipes e a geração de renda

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Empreendedores credenciados pela prefeitura foram alocados em espaços específicos da praça Jacy Barata Jucá | Foto: Albert Soares/PMM

A Prefeitura de Macapá deu início às celebrações do Réveillon da Cidade na Praça Jacy Barata Jucá, com uma programação que inclui shows de artistas locais e a atração nacional Calcinha Preta. O evento, que começou nesta segunda-feira (30), promete movimentar a economia local e proporcionar entretenimento de qualidade para os munícipes.

Para garantir a organização e o sucesso do evento, a gestão municipal tomou diversas medidas. Os empreendedores que desejavam participar tiveram que se cadastrar na Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e foram organizados por segmentos.

O secretário Waldeir Ribeiro da Semtradi destacou a importância do evento, “O Réveillon é uma ótima oportunidade de renda e fomento à economia local. No último Réveillon, os rendimentos dos empreendedores foram excelentes, e esperamos superar a expectativa este ano”.

Dois dos empreendedores locais presentes compartilharam suas expectativas. Daniele Reis, vendedora de espetinhos, afirmou: “Este evento é uma chance única para nós, pequenos empreendedores, mostrarmos nosso trabalho e aumentarmos nossa renda.” Já Conceição Monteiro, dona de uma barraca de comidas típicas, comentou: “A organização da Prefeitura foi excelente. Estamos todos preparados para atender bem o público e aproveitar essa oportunidade”.

Além do empreendedorismo, a segurança dos munícipes foi uma prioridade. A Prefeitura montou um esquema reforçado de segurança com equipes da Guarda Civil Municipal (GCMM) espalhadas em pontos estratégicos da praça e nos arredores. O evento também contou com o apoio de seguranças privados e bombeiros civis.

Para organizar o trânsito nas ruas no entorno da Praça Jacy Barata, a Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) atuou com equipes nos cruzamentos das ruas e avenidas interditadas, para fiscalizar e orientar os condutores que chegavam para curtir o Réveillon da Cidade.

Outro destaque da noite foi a inclusão, que já é uma tradição nos grandes eventos da Prefeitura de Macapá. Na programação de fim de ano, a área para Pessoas com Deficiência (PcD) mais uma vez teve espaço e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Em uma área com vista privilegiada, conforto e segurança, a Prefeitura garantiu que todos pudessem aproveitar o evento.

A dona de casa Amélia Sousa levou sua sobrinha PcD, Gabriele Souza, de 22 anos, para aproveitar a festividade e elogiou a iniciativa. “É maravilhoso ver que minha sobrinha pode participar de um evento tão grande com conforto e segurança.” Gabriele de Sousa também expressou sua satisfação: “Estou muito feliz por poder assistir aos shows de perto junto da minha tia. É uma bela iniciativa pela inclusão”, disse.

No palco, um intérprete de LIBRAS garantiu a acessibilidade para pessoas surdas, reforçando a importância dos espaços inclusivos e da participação de todos nos eventos culturais da cidade. O secretário Raimundo Costa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, ressaltou: “A inclusão é um compromisso da nossa gestão. Queremos que todos se sintam parte das celebrações e possam aproveitar cada momento”.

Dois pontos de atendimento de saúde foram instalados na praça, com equipes de prontidão para prestar os primeiros socorros em casos de emergência e incidentes.

E para manter o local do evento adequado, a limpeza da praça também foi uma preocupação constante. Equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) estavam ativas durante todo o evento, fazendo o recolhimento e a troca de sacolas de lixeiras cheias, além da varrição e recolhimento de resíduos.

Uma equipe de limpeza continuará atuando até as 6h da manhã, e a partir das 4h, mais duas equipes, com cerca de 35 trabalhadores no total, entrarão em ação para garantir que tudo esteja pronto no grande dia da virada, nesta terça-feira (31), e contará com mais uma noite de programação repleta de atrações, para se despedir do ano de 2024 e comemorar a chegada do novo ano.

Confira mais fotos: