Reforma da UBS Infraero 2 ampliará estrutura com sala de tratamento contra malária e cinco consultórios

Unidade terá na nova estrutura sala de tratamento contra malária, cinco consultórios, sala de vacinação e outros ambientes.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Serão adequados os consultórios médicos e os outros ambientes já existentes na UBS | Foto: PMM

A Prefeitura de Macapá retomou a obra de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Infraero II, na zona norte da capital. A volta dos atendimentos na unidade de saúde é um pedido recorrente dos moradores. O serviço faz parte do programa Saúde para Todos que visa a ampliação dos atendimentos para atenção primária.

O serviço é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), que agora realiza a troca das instalações hidráulicas e elétricas, e a construção da estrutura que vai receber o novo telhado. Além disso, o equipamento terá novas portas, janelas e acessibilidade.

A unidade terá na nova estrutura sala de tratamento contra malária, cinco consultórios, sala de vacinação, triagem, administração, recepção, Same, farmácia, copa e banheiros. Serão adequados os consultórios médicos e os outros ambientes já existentes como sala de curativo, vacina e farmácia.

Unidade será ampliada e terá novos ambientes para atendimento de saúde | Foto: PMM

Essa é uma obra que conta com um projeto arquitetônico mais detalhado, por se tratar de reforma e modernização do prédio público. As novas adequações são necessárias para atender legislações e recomendações vigentes estipuladas pelo Ministério da Saúde.

“Para as unidades mais antigas, que não tiveram reforma nos últimos anos foi necessário reformular os projetos e fazer esses ajustes da nova legislação. O uso da madeira por causa da insalubridade, foi um dos itens que sofreram modificações. Assim vamos entregar uma UBS moderna e com capacidade de atender o munícipe com conforto e agilidade”, diz o subsecretário de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos.

O recurso utilizado para reforma da unidade é a soma de contrapartida municipal e emenda parlamentar da deputada federal, Leda Sadala, no valor de R$ 843 mil.