‘Queria voltar todo dia’, diz visitante durante passeio no Bioparque da Amazônia, em Macapá

Manoel Goes foi uma das mais de 60 pessoas do Projeto Reviver que visitou o parque nesta segunda-feira (11).

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Integrantes do Projeto Reviver participaram de visita guiada no parque | Foto: Veerney Nunes/Bioparque

Amor, cuidado e companheirismo. Tudo isso esteve presente no Bioparque da Amazônia na manhã desta segunda-feira (11), durante um passeio especial para pessoas que lutam contra as doenças de Parkinson e Alzheimer assistidas pelo Projeto Reviver da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O Bioparque abriu exclusivamente para o acolhimento dos pacientes, cuidadores e profissionais da saúde integrantes do projeto. Mais de 60 pessoas participaram de um piquenique na maloca central e de uma visita guiada realizada com os guarda-parques. O roteiro foi adaptado aos visitantes, levando em consideração a mobilidade.

Uma oportunidade que arrancou sorrisos do Manoel do Carmo Pereira Goes, que sofre com mal de Parkinson, um distúrbio do sistema nervoso central que afeta os movimentos. Ele acompanhou as atividades ao lado da esposa e cuidadora, Francisca de Fátima Pimentel Goes.

‘’Queria voltar todo dia. É minha primeira vez no Bioparque. Conheci a onça, os macacos, a guariba e as antas. Isso é muito bom, pois a natureza é nossa’’, comenta.

O momento de lazer e contemplação da biodiversidade amazônica ajudou na integração do grupo, que escolheu o Bioparque para o retorno das atividades paralisadas em decorrência da pandemia do coronavírus.

‘’Começamos a viver novamente. Estávamos há 2 anos nesta luta contra a Covid-19, que nos deixou tristes pois ficamos com saudade dos nossos colegas. Agora vamos começar tudo de novo, se Deus quiser tudo irá voltar ao normal’’, comemora a cuidadora Francisca de Fátima.

Manoel Goes e Francisca Fátima durante passeio no parque | Foto: Veerney Nunes/Bioparque

Segundo a doutora e coordenadora do projeto, Lorane Hage Melim, estar próximo da natureza contribui no acolhimento e integração do grupo, marcando assim o retorno das atividades presenciais do Reviver.

‘’Atendemos mais de 50 famílias com assistência interprofissional para os pacientes e cuidadores. Buscamos ações que saem do cotidiano para nossas atividades. Acreditamos que seria um marco para eles esse contato com o meio ambiente no Bioparque, para se sentirem mais acolhidos. Algo diferente e com impacto positivo’’, explica.

Visita guiada
A atração gratuita atende, principalmente, excursões escolares, integrantes de igrejas, ongs, centros de assistência e projetos sociais. O passeio pode ser solicitado via ofício à gerência do parque, no e-mail bioparque@macapa.ap.gov.br.

‘’O parque promove a proteção ambiental, mas também é um espaço social. Geralmente utilizamos a visita guiada como instrumento, por ser uma atração versátil que conta com roteiros adaptados conforme a necessidade do visitante’’, exemplifica o diretor-presidente do Bioparque, Ezequias Ferreira.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço natural possui uma área de 107 hectares de floresta, no meio do centro urbano de Macapá. Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.