‘Que felicidade fazer parte desse momento’, diz idosa durante ação de autocuidado realizado pelo Creas Liberdade

Massoterapia, maquiagem, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e teste glicemia, além das dinâmicas de música e dança, fizeram parte das atividades oferecidas

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Vendedora de doces, Veraci Lima, de 59 anos | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Vendedora de doces, Veraci Lima, de 59 anos, participou das atividades de autocuidado promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) Liberdade em parceria com Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CERPIS-AP) e o Senac. Para idosa o encontro foi especial e de resgate de algumas lembranças.

“Que felicidade fazer parte desse momento. Fazia tempo que não dançava, e fazia tempo também que não recebia tantos cuidados de saúde. Fico emocionada com ações como essa que resgatam a nossa juventude”, disse a idosa.

A atividade executada nesta quinta-feira (15) aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Estamos iniciando um projeto que tem por finalidade cuidar dos nossos idosos, combater à violência contra essas pessoas e proporcionar para eles um dia de lazer e bem-estar. Além disso, buscamos fortalecer os vínculos familiares”, explica o coordenador do Creas Liberdade, Roseny Costa.

As atividades envolveram atendimentos de saúde, assim como, interação social entre os usuários. Aposentado, Francisco Araújo, de 78 anos, contou com alegria que os usuários e colaboradores do Creas fazem parte de sua família.

“Moro sozinho, meu convívio com outras pessoas acontece quando participo de ações como essa, que aliviam e tiram todo o estresse, além do mais, hoje tive a oportunidade de cortar o cabelo. Já são dois anos convivendo em conjunto com essa família”, comentou agradecido.

Massoterapia, maquiagem, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e teste glicemia, além das dinâmicas de música e dança, fizeram parte das atividades oferecidas. Aproximadamente 20 idosos, acima de 60 anos, assistidos pelo Creas Liberdade participaram da ação.